Serviços e Soluções

Agenda

27
Out

Encerramento de 2018 e Plenária da Caciopar

09
Nov

Congresso Empresarial e Convenção Anual da Faciap

21
Nov

Encontro do Empreender - Região Oeste do Paraná

Revistas Eletrônicas

Alci Lúcio Rotta Júnior

2018/2020
Presidente

Os pilares da prosperidade

Um recente estudo de âmbito mundial apresentou os resultados de uma pesquisa que apurou pontos comuns entre os dez mais bem-sucedidos países contemporâneos. O objetivo era saber em que aspectos eles convergem e que impactos essas medidas trazem à economia, ao desenvolvimento humano e também à unidade do seu povo.

O compromisso do levantamento era identificar uma espécie de mapa, simples e eficiente, que indicasse os chamados pilares da prosperidade. Embora a análise seja ampla e detalhada, foi fácil para os pesquisadores indicar os elementos nos quais há correspondência. E a simplicidade da resposta impressionou os analistas, porque compõe o padrão do um país civilizado, feliz e desenvolvido.

O primeiro aspecto é considerado como o marco de partida para grandes transformações sociais e de como as pessoas se relacionarão entre elas e o conjunto de valores que traçam o perfil do país. O pilar essencial diz respeito a um estado enxuto e dinâmico. O segundo e não menos determinante fala sobre  manter a economia estável, porque disso depende o planejamento de investimentos públicos e privados. A oscilação causa incertezas e o medo leva ao encolhimento da vontade e à inibição da atitude de investir.

A pesquisa constatou também o peso, na composição desse modelo de regime, de regulações e reformas previdenciária, política e tributária. Sem cuidar disso, a máquina pública pode se transformar em uma coisa enorme, lenta, cara e dispendiosa. A liberdade comercial se apresenta como marca forte e comum nas dez nações mais prósperas da atualidade. Essa é uma ferramenta comum também entre os países mais ricos da Ásia, Europa e entre os que integram o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, formado por Estados Unidos, México e Canadá).

O quinto item identificado se refere ao respeito às leis e em especial ao direito à propriedade e à segurança jurídica. É fácil entender porque esse em particular é um critério fundamental. É a observação das leis que garante o respeito e a certeza de que toda forma de impunidade será combatida e que há segurança para investir, planejar e crescer.

Se uma sociedade concordar em colocar esses conceitos em prática então ela terá dado um enorme salto em direção a um futuro do qual todos poderão se orgulhar. A falta deles, por outro lado, facilita a compreensão dos problemas encontrados em países nos quais a economia enfrenta solavancos, onde o desemprego é elevado e onde os índices de criminalidade são muito acima dos da média mundial.

O Brasil atravessa já há alguns anos momentos difíceis, de divisão, de crise econômica e de desesperança. Independentemente de quem assuma a presidência em 1º de janeiro, a fórmula para a prosperidade não é outra senão, com humildade e sabedoria, ver o que os países desenvolvidos fizeram e seguir o exemplo. Os cinco pontos do estudo aqui detalhado podem ser um bom começo para fazer do Brasil a grande nação que ela verdadeiramente nasceu para ser.

Inscreva-se

Fique por dentro das novidades!

Contato

Entre em contato com a CACIOPAR para obter mais informações sobre a Coordenadoria, convênios e parcerias. Utilize também este canal para registrar solicitações, reclamações e sugestões. Teremos o maior prazer em atender nossas Associações Comerciais, empresários e parceiros.


COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO OESTE DO PARANÁ

Rua Pernambuco, 1800 - Anexo à Acic - 1º Andar - Centro
85810-021 - Cascavel - Paraná
(45) 3321-1449
(45) 3321-1416