Notícia

IPC quer ser referência e fator de desenvolvimento

quarta, 09 de outubro de 2019
ACIC

O presidente do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), Edson José de Vasconcelos, participou como convidado especial da reunião de diretoria da Acic na manhã desta quarta-feira, na Sala Paraná. Ex-presidente da associação comercial, Edson deu detalhes sobre missão, valores e metas do Instituto, que tem como uma de suas principais atribuições elaborar e fazer cumprir o Plano Diretor que, segundo ele, deve ser plural e contemplar as mais diversas áreas.
Em Curitiba, o Instituto de Planejamento existe há mais de 40 anos e é considerado modelo. “Queremos fazer do IPC, a exemplo do que ocorre na capital, uma referência em planejamento e um fator de desenvolvimento local”, disse Edson. O presidente também lembrou um pouco da trajetória do Instituto, que tem decreto de criação de 1994 mas que foi efetivamente colocado em prática somente na atual gestão do prefeito Leonaldo Paranhos. “Uma das metas que temos é criar valor pela informação e respeitar o olhar de cada um, que costuma ser diferente sobre um mesmo objeto”.
O IPC é uma autarquia que busca estimular na cidade um ambiente social cooperativo, que promove a elaboração de uma estratégia municipal de desenvolvimento e planejamento urbano, que estimula o desenvolvimento de instrumentos de ação e que trabalha potencialidades e vocações do município. Conforme Edson, o planejamento urbano é muito mais amplo, complexo e abrangente do que parece. Cabe a ele, entre outras coisas, elaborar planos de ação, como de mobilidade urbana e de desenvolvimento econômico. 
Contar com um grande, atualizado e preciso banco de dados é um dos passos fundamentais para Instituto de Planejamento de Cascavel, porque a partir disso será possível desenvolver planos de ação consistentes e dar, com base em informações reais, respostas que a comunidade tanto busca e esperar receber. Entre os objetivos do IPC, de acordo com Edson José de Vasconcelos, estão contratação e capacitação do BIM (plataforma de modelagem de informações) da prefeitura e a estruturação de um BigData (amplo conjunto de dados e indicadores). 
O presidente da Acic, Michel Lopes, agradeceu a presença de Edson na reunião de diretoria e colocou a associação comercial à disposição para auxiliar em tudo o que for necessário.
 


 

Fonte: acicvel.com.br