Notícia

SAIBA MAIS SOBRE O CADASTRO POSITIVO

segunda, 20 de janeiro de 2020
ACIC

O Cadastro Positivo, novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores, entrou em operação nesta quarta-feira, dia 15. O SPC Brasil disponibilizou ao mercado o acesso ao banco de dados, o que significa que instituições financeiras, comerciantes e empresários que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações: 

- Score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento);
- Índice de pontualidade de pagamento;
- Índice de comportamento de gastos;
- Índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. 

Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos. Lembrando que é preciso consentimento do próprio consumidor.

Degustação para associados

Às associações comerciais, o SPC Brasil divulgou que haverá um período de degustação para associados de faturamento mínimo conhecerem o sistema e experimentarem as vantagens. “É uma oportunidade de todas as associações conversarem com os empresários sobre os benefícios que o Cadastro Positivo oferece”, diz o vice-presidente para a Rede de Benefícios da Faciap, Claudenir Machado.

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que o consumidor já fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a vida financeira recente de quem compra. O SPC Brasil, como empresa gestora de banco de dados, está autorizado pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo.

O principal benefício é que, com o Cadastro Positivo, o consumidor poderá ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia. Assim, poderá ter mais poder de compra.

Conforme ele paga suas contas, seu comportamento de pagamento é registrado em seu histórico. 

No histórico, terá informações de pagamentos de financiamentos e empréstimos; compras a prazo; contas de luz, água, gás e telefone; assistência médica e odontológica; Internet e TV por assinatura; e mensalidade escolar.

O Cadastro Positivo já existe em países da Europa, dos Estados Unidos e até de nações emergentes, como México e Coreia do Sul. Segundo Claudenir Machado, da Faciap, o Cadastro Positivo é uma evolução para o mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência do consumidor. “Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de pagamentos feitos no cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que representa muito mais do que uma negativação isolada”, afirmou. Desta forma, as pessoas poderão ter acesso a menos juros e menos burocracia na hora de solicitar crédito, segundo ele.

 

Fonte: acicvel.com.br