Notícia

Caciopar chega aos seus 44 anos de ações em defesa da região Oeste

sexta, 03 de abril de 2020
Caciopar
Em 3 de abril de 1976, o cenário empresarial da região era muito diferente do que é hoje. As cidades estavam no início do seu afloramento e a agricultura mecanizada confirmava que o Oeste seria um dos grandes celeiros do Brasil. Mas havia desafios, principalmente quanto à inexistência de obras de infraestrutura que pudessem conectar a região e ligá-la a outros centros do Estado e do País. As opções da época eram limitadas, e era necessário muito mais para que o Oeste pudesse revelar todos os seus potenciais.
De olho nisso e atento aos clamores dos empresários, o dentista Hylo Bresolin aprofundou diálogo com líderes de várias cidades vislumbrando a criação de uma entidade de âmbito regional. "A ideia era fazer da Caciopar a porta-voz dos empresários, harmonizando discursos, ações e metas", dizia o fundador da Coordenadoria e o seu primeiro presidente. Uma reunião naquele dia 3, no Edifício Pioneiro, a primeira sede da Acic de Cascavel, marcaria oficialmente a constituição de uma entidade com características únicas e singulares no Brasil.
O modelo de representação deu tão certo que a Faciap a adotou como estratégia para ampliar sua capilaridade. Hoje, a Federação conta com 12 coordenadorias e está em 300 dos 399 municípios paranaenses. Na época da fundação, eram apenas seis as associações comerciais da região e hoje elas são 46, que representam um universo de mais de 15 mil empresas formais. "Mesmo 44 anos depois, os princípios da Coordenadoria se mantêm intactos", diz o atual presidente, Alci Rotta Júnior, que é de Cascavel.
 
Lutas
A Caciopar uniu entidades e, com a defesa da livre iniciativa, conseguiu avanços importantes ao movimento empresarial do Oeste. "Hoje, somos uma referência em superação. Já passamos por muitas crises e dificuldades e sempre é possível tirar lições desses momentos", segundo Alci, fazendo menção ao atual momento que talvez seja o mais desafiador da civilização desde o fim da 2ª Grande Guerra Mundial, há 75 anos.
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná contribuiu com inúmeras conquistas como a conclusão da Ponte de Guaíra, pavimentações e duplicações rodoviárias, ampliação da política estadual de descentralização de investimentos, implantação da Unioeste, da Ferroeste, do Hospital Universitário de Cascavel, participação ativa no Programa Oeste em Desenvolvimento,  entre muitas outras obras e projetos. "Com unidade, trabalho e respeito, os empresários se reinventam e seguem prestando um serviço essencial ao nosso País", complementa o ex-presidente Khaled Nakka.
 
 
Fonte: CACIOPAR