Caciopar debate temas de impacto à realidade das empresas
sábado, 26 de abril de 2025
Caciopar
Mais de cem empresários de diversas cidades do Oeste do Paraná participaram na manhã de sábado, 26, da primeira reunião empresarial promovida pela Caciopar sob a presidência de Reni Fernande Felipe. O encontro foi realizado no Centro Cultural de Corbélia e reuniu líderes, autoridades e representantes de entidades que atuam pelo fortalecimento da livre iniciativa na região.
Estiveram presentes, entre outros, o prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, o presidente da Câmara de Vereadores, Emanuel Huff, o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Alci Rotta Júnior, e o gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein. Reni e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corbélia (Acicorb), João Prestes dos Santos, deram as boas-vindas aos participantes e agradeceram o empenho de todos em debater temas de interesse do setor produtivo.
O prefeito Tiago destacou a relevância da Caciopar, que há quase 50 anos defende as pautas da livre iniciativa no Oeste do Paraná, e ressaltou a importância de ações conjuntas, especialmente em parceria com a Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), voltadas à promoção de emprego e renda.
Um dos principais temas da reunião foi o emprego e a falta de mão de obra especializada na região, sintoma comum em todo o País. O coordenador estadual dos conselhos regionais da Fiep, Rafael Amaral, apresentou dados de um programa de inclusão ao emprego desenvolvido de forma inédita em três cidades paranaenses com o objetivo de ser expandido a todo o Estado. Já o coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade do POD, Sérgio Marcucci, convidou os empresários presentes para participar de uma Conferência de empregabilidade que será realizado no dia 17 de junho, na Acimacar, em Marechal Cândido Rondon.
NR 1
Outro tema importante debatido no encontro foi a atualização da NR1 (Norma Regulamentadora nº 1), apresentada pelo advogado de diretor para Assuntos Jurídicos, Joaquim Pereira Alves Júnior. Ele explicou que, com a nova redação, problemas de saúde mental também passam a ser considerados doenças ocupacionais, aumentando a responsabilidade das empresas na gestão do bem-estar dos colaboradores.
A reunião empresarial também abriu espaço para o repasse de informações sobre a Feira do Empreendedor do Sebrae, em junho, e à apresentação de projetos e ações da Acicorb, bem como para o fortalecimento das atividades da Micro 02 da Caciopar, esta coordenada por Luís Dorneles, que abrange dez municípios do entorno.
Memória Caciopar
Em um momento especial rumo aos 50 anos da Caciopar, a única mulher a presidir a Coordenadoria, Lucy Andreola Fernandes, foi homenageada. Ao lado de Armindo Frandoloso, um dos fundadores da entidade, foram lembrados aspectos marcantes da criação da Caciopar, oficialmente fundada em 3 abril de 1976.
Um dos pontos altos do encontro foi a entrega dos Selos de Agentes Transformadores do Território Oeste 2025, reconhecendo organizações que se destacam em ações de impacto regional coordenadas pela Caciopar. O evento foi encerrado com um almoço de confraternização entre os participantes.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos