Caciopar lança projeto Memórias em direção ao seu jubileu de ouro
quinta, 03 de abril de 2025
CACIOPAR
O empresário João Destro, segundo presidente da história da entidade, marcou o início oficial do projeto Memórias Caciopar em direção aos seus 50 anos de fundação em solenidade híbrida na manhã desta quinta-feira, 3, na Acic, em Cascavel. O início do projeto ocorreu durante as comemorações dos 49 anos da Coordenadoria, na presença de inúmeros ex-presidentes, diretores e colaboradores de associações comerciais da região.
João lembrou que, sob a liderança do fundador Hylo Bresolin, os empresários buscavam formas de ser ouvidos nas instâncias superiores de poder e a resposta foi somar forças. “A Caciopar, a primeira em seu formato no Brasil, reuniu as seis associações comerciais da época e gradualmente passou a elencar bandeiras, projetos e ações em defesa da livre iniciativa e dos interesses coletivos do Oeste. Fico muito feliz em poder ter participado e, a exemplo de tantos outros, também dar minha contribuição a esse movimento tão vigoroso”.
Presidente em 1976, ano de fundação, João Destro lembrou que o início foi marcado por inúmeras dificuldades, como falta de pessoal, de equipamentos básicos e de estrutura. Aos poucos, os resultados começaram a aparecer e a Caciopar ganhou projeção estadual, inspirando a criação de outras 11 coordenadorias semelhantes no Paraná, que hoje são o alicerce da Faciap, a maior federação empresarial do Brasil. “Líderes como o João nos motivam a seguir focados nesse trabalho que nos faz melhores”, comentou o presidente da Faciap, Flávio Furlan.
Geisel
Mesmo com dificuldades, a gestão de João mobilizou líderes e elaborou carta que foi entregue, em 1976, ao presidente Ernesto Geisel, que veio à região cumprir uma extensa agenda de compromissos. Na época, foram definidas também as primeiras bandeiras da Caciopar: combate à erosão que sacrificava o campo, pavimentação da rodovia entre Cascavel e Toledo, fortalecimento da estrutura do judiciário com a instalação de novas varas e início de mobilização pela implantação de uma instituição regional de ensino superior, que mais tarde seria a Unioeste.
A ideia do projeto Memórias Caciopar foi do presidente do Conselho Superior Lucas Eduardo Ghellere, que explicou que, durante o próximo um ano, encontros em cidades do Oeste farão o resgate da história da Coordenadoria. “O associativismo empresarial, por meio da Caciopar e das 45 Aces da região, é um aliado das empresas e das comunidades, um determinante instrumento ao crescimento pessoal e coletivo”, comentou o atual presidente, Reni Fernande Felipe. João foi homenageado com uma placa e um presente personalizado e participou do corte do bolo dos 49 anos.
Expansão associativista
A consultora Iraci Mataczinski apresentou o inédito projeto Expansão Associativista, construído para ampliar a utilização e a adesão dos produtos e serviços empresariais disponíveis na rede associativista. Um dos benefícios, informou ela, é ajudar a profissionalizar a área comercial das Aces, implantar soluções diversificadas no sistema e elevar receitas provenientes de produtos e serviços. Em um primeiro momento, duas associações de cada uma das quatro micros da Caciopar vão participar.
No mês de abril acontecerá a adesão ao projeto – há critérios que devem ser observados para que a entidade possa participar. Em maio e junho ocorrerão a estruturação e o planejamento, de junho a novembro serão realizadas as consultorias e em dezembro apresentados os resultados. Haverá acompanhamento mensal nas Aces integradas. Entre os indicadores avaliados estarão percentual de crescimento na adesão e utilização das soluções do portfólio e número de associados impactados. Caso o projeto alcance bom desempenho, ele será transformado em programa a partir de 2026.
A consultora Iraci também apresentou a nova modelagem do PCG - Programa de Certificação em Gestão. Serão três grupos de trabalho. O primeiro formado pelas associações empresariais que aderiram o programa a partir de 2017. O segundo grupo são das associações que entrarão no formato completo nesta gestão e o terceiro das quatro associações maiores do Oeste contemplando diagnóstico e auditoria. Este programa teve origem na Faciap e atualmente é conduzido somente pela Caciopar.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos