Conferência em Rondon vai debater estratégias para fortalecer o emprego no Oeste
terça, 29 de abril de 2025
CACIOPAR
Entender reflexos de programas sociais e de novas medidas governamentais que afetam empresas estão entre os assuntos que serão debatidos na 2º Conferência Fórum de Empregabilidade do Oeste do Paraná com a temática: Desenvolvendo ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos com foco no engajamento e produtividade de profissionais. O evento é gratuito e está agendado para dia 17 de junho na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, das 13 às 18 horas. A iniciativa é da Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento, coordenada pelo ex-presidente da Caciopar, Sérgio Marcucci.
Sérgio, acompanhado do presidente do POD Alci Rotta Júnior, apresentou o evento durante recente reunião empresarial da Coordenadoria, em Corbélia.
O Fórum terá a participação de especialistas do GPTW (Great Place to Work), que apresentarão informações e análises atualizadas sobre o cenário do emprego no Brasil. O objetivo é fornecer subsídios para empresários, líderes e gestores públicos criarem estratégias que possam reduzir o déficit de mão de obra na região, desafio que ameaça o desenvolvimento sustentável de vários setores produtivos, segundo Sérgio Marcucci.
Durante a reunião em Corbélia, que reuniu mais de cem empresários, o coordenador fez uma apresentação detalhada sobre a situação da empregabilidade na região Oeste e, especialmente, em Marechal Cândido Rondon. Ele compartilhou dados relevantes sobre auxílios como o seguro-desemprego e o Bolsa Família, que, juntos, injetaram aproximadamente R$ 26 milhões na economia do município apenas em 2024 — valor que, conforme estudos, tem um efeito multiplicador, movimentando cerca de R$ 78 milhões em Rondon apenas no ano citado.
Sérgio destacou que, embora esses recursos sejam fundamentais para o sustento de muitas famílias, eles não geram a riqueza necessária para crescimento econômico consistente. “É imprescindível entender a fundo a realidade da empregabilidade para que ações práticas e assertivas possam ser implementadas. Se não enfrentarmos esse problema, a falta de mão de obra poderá comprometer o desenvolvimento de uma das regiões que mais crescem no Brasil”, afirmou.
Soluções
A 2ª Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná pretende ser um espaço de reflexão e de construção coletiva de soluções para o desafio da formação e retenção de trabalhadores qualificados e a Caciopar é parceira nessas discussões, comenta o presidente da Coordenadoria, Reni Fernande Felipe.
Programção da Conferência:
TEMÁTICA ÂNCORA
O FUTURO DO TRABALHO É HUMANO: SAÚDE PSICOSSOCIAL, CULTURA E LIDERANÇA COMO ESTRATÉGIA PARA PRODUTIVIDADE, COM DANIELA DINIZ - PALESTRANTE GPTW
WORKSHOPS
OS PARTICIPANTES PODERÃO PARTICIPAR DE DUAS MEDIAÇÕES TEMÁTICAS.
Bônus:
Crédito: Divulgação
Galeria de Fotos