(45) 3321-1449

Criação do Dia Nacional do Associativismo é pauta de audiência pública na Câmara dos Deputados

quinta, 29 de maio de 2025

FACIAP

Objetivo é unir forças em defesa da criação do Dia Nacional do Associativismo

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) esteve representada pelo presidente Flávio Furlan na audiência pública realizada nesta terça-feira, 27 de maio, na Câmara dos Deputados, que discutiu a criação do Dia do Associativismo. Também participaram da agenda institucional o 1º vice-presidente da Faciap, Lourival Macedo, e a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Helena Sperandio.

Articulada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a audiência teve como objetivo valorizar e dar mais visibilidade ao setor que mais gera empregos e arrecada impostos no país. Após o debate, a proposta seguirá como Projeto de Lei no Parlamento, com sugestão de que a data comemorativa seja celebrada em 15 de julho — uma homenagem à fundação da Associação Comercial da Bahia (ACB), em 1811, primeira entidade do sistema CACB.

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), autor do pedido da audiência, ressaltou que a criação da data é uma forma de reconhecer a importância do associativismo no desenvolvimento nacional. “Ter esse dia significa valorizar os empreendedores que dão a sua vida e seu trabalho pela coletividade. O nosso país vive do associativismo”, afirmou.

Durante a audiência, o presidente da Faciap, Flávio Furlan, defendeu a criação do Dia do Associativismo como forma de fortalecer ainda mais o sistema associativista brasileiro. “Estamos pleiteando uma data para que possamos divulgar a importância do nosso trabalho há mais de uma década”, destacou. Ele também enfatizou o papel da CACB na articulação da proposta. “O empenho da Confederação, por meio do presidente Alfredo Cotait Neto, tem sido fundamental para fortalecer as associações. Onde existe uma associação comercial bem organizada, há uma sociedade próspera e desenvolvida”, completou.

A mesa da audiência também contou com a presença de Paulo Cavalcanti (ACB), Valmir Rodrigues (Federaminas), João Porto Guimarães (FCC) e demais lideranças do sistema. Todos reforçaram a relevância de criar uma data nacional que reconheça a contribuição das mais de 2.400 associações comerciais do país.

Representando a CACB, Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente jurídico, e Carlos Rezende, superintendente, também defenderam a proposta como um marco de união e valorização do empreendedorismo em todos os setores da economia.

Presenças

Além da Faciap, estiveram presentes representantes de diversas federações e associações comerciais do país, como a Facieg, Facisc, ACPB, Faciapes, Faciapa, ACP e Aceg, além de parlamentares engajados na pauta do empreendedorismo, como Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

*Com informações da assessoria de imprensa da CACB.

A Bandeira pela criação de uma data para promover o dia do Associativismo iniciou pela Caciopar e o Deputado Federal José Carlos Schiavinato (em memória) em 2019, gestão do então presidente Alci Rotta Junior e seu vice Flávio Gotardo Furlan e foi retomada com força na gestão do presidente Flávio (2021/2022), atual presidente da Faciap. 

Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos