Liderança é algo que se constrói ao longo da jornada
segunda, 30 de setembro de 2024
CACIOPAR
Diferente do que alguns possam pensar, a liderança não é algo nato à pessoa. É uma condição que o líder inspirador constrói ao longo da sua jornada. Essa é uma das ideias centrais trabalhadas por Antônio Medeiros, da Fábrica de Águias, durante palestra a empresários inscritos no 7º Congresso Caciopar. Se liderar é algo que pode ser aprendido e aperfeiçoado, então essa é uma habilidade que está ao alcance de todos que desejam incorporar esse diferencial à sua carreira empreendedora e profissional.
Antônio afirmou que líderes inspiradores engajam pelo exemplo. É aquele que faz aquilo que é preciso, mesmo sabendo que terá desafios, mas ciente das oportunidades que virão. A jornada só faz sentido, pontuou ele, se dentro de você algo mudar, se realmente conseguir sair diferente de quando entrou. O líder precisa ter pro-atividade, criatividade, foco, atitude e determinação. E tudo isso é indispensável para pensar em sustentabilidade, gestão de pessoas, para que se possa produzir mais, melhor e de maneira mais organizada.
Já que a liderança não nasce com a pessoa, Antônio Medeiros afirmou que ela escolhe ser ou não ser líder. Influência é algo intrínseco ao ato de liderar, porque nasce do coração do colaborador. “Liderar é a arte de fazer. Não é uma tarefa fácil, mas necessária”, pontuou o palestrante para lembrar do exemplo que teve dentro de casa. A mãe era lavadeira e não media esforços para que as condições de vida da família melhorassem. Antônio, ainda menino, decidiu que estudaria na mesma proporção de trabalho da mãe, de forma dedicada e sistemática, o que o levou a ser o melhor aluno da classe por onde passou e a construir uma carreira sólida e admirada.
Equilíbrio
Segundo Antônio, liderar é a arte de equilibrar as exigências da missão, as necessidades das pessoas e o desenvolvimento sustentável. Liderar, seguiu ele, é inspirar pessoas a aprender a fazer. E então ele concluiu com uma frase do escritor Simon Sinek: “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos