Moraes, da Faciap, diz que Caciopar é modelo de associativismo ao Brasil
sexta, 05 de abril de 2024
CACIOPAR
“São quase 50 anos dedicados aos grandes debates e interesses de uma região com índices de crescimento acima da média nacional. A Caciopar, por tudo o que representa e já conquistou, é um modelo de associativismo para o Brasil”, disse o presidente da Faciap, Fernando Moraes, durante evento, nesta sexta-feira, em comemoração aos 48 anos de fundação da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná.
Oficialmente criada em 3 de abril de 1976, a Caciopar foi a primeira entidade empresarial em seu formato no Brasil. A articulação para fundar uma estrutura com o seu perfil foi feita pelo então presidente da Acic, Hylo Bresolin, eleito o primeiro comandante da Coordenadoria. O que se buscava na região era tão singular que um “olheiro” da capital foi enviado para entender o que estava acontecendo.
“As poucas associações da época, apenas seis na área hoje compreendida pelo Oeste e Sudoeste do Paraná, trabalhavam sozinhas e suas reivindicações se perdiam facilmente. Com a Caciopar, essas entidades ampliaram sua voz e aumentaram as chances de sucesso em suas aspirações”, costumava dizer Hylo. Aos poucos, ela passou a assumir papéis cada vez mais relevantes e conduziu o Oeste a um novo patamar no seu processo de organização por suas grandes bandeiras.
“A região e o Paraná têm uma enorme dívida de gratidão com a Caciopar, a maior das 12 coordenadorias da Faciap”, lembrou Fernando Moraes, detalhando a estrutura da Federação. Atualmente, ela representa 296 Aces e mais de 70 mil empresas. A Faciap atua em duas frentes: institucional, de representação dos anseios da classe empresarial e de suas comunidades, e comercial, com o desenvolvimento de soluções capazes de fortalecer empresas e capitalizar o sistema, que precisa de recursos para as defesas eleitas pelas associações.
Portfólio
Em encontro com presidentes, diretores e executivos de Aces, na Acic, Fernando abriu espaço para que coordenadores de áreas da Faciap apresentassem soluções disponíveis e novas estratégias em curso para fortalecer ainda mais a Federação e o sistema no Estado. O encontro contou com as participações também do presidente da Caciopar, Lucas Ghellere.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos