A Petrocon, vencedora de licitação, já tem sinal verde do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) para iniciar a pavimentação de um trecho de dez quilômetros das marginais da BR 277, no perímetro urbano de Cascavel. A entrega da ordem de serviço reuniu líderes dos mais diversos setores na noite de segunda-feira, no auditório da Acic, entre eles o senador Osmar Dias, os deputados federais Fernando Giacobo e Eduardo Sciarra, o estadual Elton Welter, a presidente do PT no Paraná, Gleisi Hoffmann, e o diretor-superintendente do Dnit-Paraná, José da Silva Tiago.
O presidente da Acic, Marcos Roberto Teixeira, definiu todo o processo pelas marginais como um projeto pautado no somar para construir. Teixeira lembrou passagens de uma luta de 20 anos e ressaltou a determinação de empresários do trecho, da prefeitura, da Rodovia das Cataratas (hoje Ecocataratas) e da Acic em bancar financeiramente o projeto original da pavimentação do trecho. Ele agradeceu aos deputados que representam Cascavel em Brasília (Alfredo Kaefer, Eduardo Sciarra, Fernando Giacobo e Hermes Parcianello) por assegurar recursos a obras estruturais a Cascavel e região. O desafio agora, disse, são mais trincheiras e estender as marginais até a Ferroeste.
O deputado federal Fernando Giacobo, por ser da base aliada do Governo Lula e pertencer ao mesmo partido do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o PR, teve papel especial na liberação dos recursos. Giacobo, que recebeu inúmeros agradecimentos durante o ato, disse que se a construção das vias paralelas à 277 salvar uma vida então todo o esforço feito pela comunidade e pelos líderes terá valido muito a pena. “Procuro priorizar obras vitais para os municípios, já que o dinheiro é pouco e os problemas muitos”. Ele sugeriu a apresentação de emendas ao orçamento a fim de conseguir os recursos à construção de duas novas passagens no trecho das marginais.
Envolvimento
O senador Osmar Dias destacou o papel da associação comercial nas lutas por grandes obras e programas em favor de Cascavel e do Oeste. “É uma entidade comprometida, que empunha bandeiras importantes e transformadoras. Esse envolvimento merece reconhecimento e admiração”. Osmar disse estranhar o fato de a duplicação entre Cascavel e Medianeira ainda não ter ocorrido. Ele defende a criação de uma agência reguladora das concessionárias de pedágio, porque só assim, afirma, será possível atender às solicitações da população. Osmar ressaltou também a importância de executar o Aeroporto Regional.
O deputado federal Eduardo Sciarra observou que a entrega da ordem de serviço é a celebração de uma ação de muitas pessoas. Ele também citou o empenho de Giacobo em conseguir os recursos e informou que há uma rubrica que assegura recursos para a continuidade do Contorno Oeste, formando um anel rodoviário no entorno de Cascavel. O petista Elton Welter considera as vias paralelas como indispensáveis para salvar vidas em um trecho da BR 277 dos mais movimentados. “É isso o que ocorre quando há união por um projeto de interesse comum”, disse Gleisi Hoffmann.
O prefeito Edgar Bueno rememorou alguns dos capítulos para viabilizar o dinheiro para a pavimentação das marginais. Das inúmeras viagens a Brasília, de encontros, almoços e jantares decisivos para a materialização de um sonho. Ele agradeceu personagens que entende como fundamentais no processo, como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot, o deputado Giacobo e técnicos do DER e do Departamento Nacional de Infraestrutura. Edgar assumiu o compromisso de a prefeitura elaborar os projetos para mais duas trincheiras no trecho.
As marginais
O diretor-superintendente do Dnit, José da Silva Tiago, disse que a licitação foi feita em maio de 2008 e que o valor é de R$ 8,8 milhões. Com a autorização vem só agora ele reconhece a necessidade de uma repactuação para finalizar a execução do projeto. O custo final deverá ser de R$ 9,2 milhões. O prazo de execução é de 360 dias, mas há possibilidade de ser entregue antes. Os segmentos que serão pavimentos são os seguintes: km 586,5 ao km 589,52 e do km 592,28 ao km 594,89.
A extensão do primeiro é de três quilômetros e do segundo de 2,6, totalizando 5,62 quilômetros – chegando a 11 quilômetros, já que as pistas serão construídas nos dois sentidos da rodovia. Uma passagem inferior será edificada na rua da Laminadora. Entre os benefícios da obra estão separar os tráfegos urbano e rodoviário, facilitar o acesso às empresas instaladas às margens da 277 e reduzir o risco de acidentes no techo.
Assessoria de imprensa CACIOPAR
Foto: César Machado/Vale Press
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