(45) 3321-1449

Notícia

segunda, 05 de agosto de 2013

Resultados positivos são constatados de duas reuniões internas da Caciopar.

Caciopar elabora método de avaliação de parcerias

Membros de uma comissão criada em março estiveram reunidos na sexta-feira, em Toledo, para fazer uma avaliação das parcerias atualmente mantidas pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. A finalidade é poder, pelo menos a cada seis meses, saber com precisão quanto à performance delas e, então de acordo com os números, saber o que pode ser feito para ampliar ainda mais o seu alcance, diz o presidente da Coordenadoria, Mario César Costenaro.

O método deverá obedecer a seis passos, segundo critérios que acabam de ser aprovados pela Comissão de Parcerias: recebimento da proposta, apresentação dela para a Comissão, aplicação da matriz auxiliar de viabilidade, análise da proposta e matriz pela Comissão de Parcerias, apresentação e validação das selecionadas pela diretoria e devolutivas com parecer às entidades e empresas conveniadas à Caciopar.

Atualmente, a Coordenadoria conta com os seguintes parceiros: Cooper Cred (vales-alimentação/refeição); SindiConvênios (consultas, exames e procedimentos médicos); Global Soluções (registros de marcas e patentes), CDI (cursos e treinamentos profissionalizantes), Setti e Sonda (seguro empresarial em grupo) e Supera (sistemas de gestão).

 --

Caciopar já executou mais da

metade de suas ações estratégicas

 

Cerca de doze meses depois de elaboradas, mais da metade das sete ações estratégicas definidas pelos diretores da coordenadoria já foi executada. A informação foi apurada no fim de semana, durante reunião de diretores da entidade empresarial em Toledo. “Esse é o resultado de um trabalho articulado e empenhado dos nossos diretores, que entendem a importância dessas medidas para o contínuo avanço dos indicadores econômicos do Oeste do Paraná”, observa o presidente da Caciopar, o arquiteto Mario César Costenaro. E todas as outras estão em andamento.

As já realizadas são as seguintes: criação de apresentação sobre o que são os sistemas Caciopar, Faciap e CACB, bem como de seus produtos e serviços; realização do 1º Congresso Caciopar; viabilização de novos produtos e convênios e produção de material de divulgação de produtos e serviços da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. As ações estratégicas em andamento são as seguintes: construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Oeste – A) desenvolvimento regional (buscar com a classe política visão externa ao Oeste), B – Aproximação das Aces com as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio, e Adesão ao Capacitar.

  

--

 

Projeto Santa Helena 2023 será apresento nesta terça

 

Líderes dos mais diversos setores organizados vão participar do lançamento do projeto Santa Helena 2023 nesta terça-feira, às 19h, na Casa do Idoso. A ação resulta de parceria de entidades organizadas, entre elas a Acisa, com a administração pública municipal. Ela busca criar novos mecanismos e parcerias para o processo de expansão dos indicadores econômicos do município.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, entende o projeto como um avanço ao processo de desenvolvimento local. Mais atores vão somar forças, trabalhar e dividir responsabilidades para o crescimento econômico e social do município. O prefeito Jucerlei Sotoriva (PP) entende que essa junção de boas ações fará muito bem para o futuro do município.

Dentro do Projeto Santa Helena 2023 está inserida uma parceria inédita, sugerida a partir de uma das ações do projeto estratégico da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. A ideia, conforme o vice-presidente Sergio Marcucci, é destinar à associação comercial a responsabilidade de gerir parte dos recursos municípios, principalmente aos destinados à Secretaria de Indústria e Comércio.

Pioneiramente apoiada pelo prefeito Sotoriva, a medida vai permitir que a Acisa administre 10% do valor referente ao ISSQN e 10% ICMS. O dinheiro será destinado a missões e a visitas técnicas, execução de ações e incentivos à arrecadação tributária e a eventos técnicos (cursos, treinamentos e palestras) voltados à classe empresarial e aos seus colaboradores.

O vice-presidente da Caciopar informa que essa parceria público-privada, a primeira do gênero no Oeste, abrirá caminhos para muitas outras. “Os dois setores só têm a ganhar, porque assim empresários passarão a dividir responsabilidades com o poder público no processo de decisões, investimentos e de avanços locais”.

A cada R$ 1 investido no empresário, o retorno é de R$ 3 em impostos, conforme Sérgio Marcucci. “Boa parte dos impostos geridos pela prefeitura são gerados pelas empresas instaladas no município, por isso nada mais justo que os empresários possam auxiliar no processo de destinação desse recurso”.

  

Crédito: Assessoria

Fonte:

Galeria de Fotos