(45) 3321-1449

Notícia

sexta, 28 de setembro de 2012

Empreendedores rondonenses aprovam programa Bom Negócio Paraná

Empreendedores rondonenses aprovam programa Bom Negócio Paraná

 

Lançado em 05 de julho em Marechal Cândido Rondon, em evento que contou com a presença do coordenador estadual João Tigrinho, o programa Bom Negócio Paraná está em pleno andamento no município, com a primeira turma de 50 participantes. Voltado para microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais, o programa disponibiliza capacitação gratuita e, através do Banco do Empreendedor, oportuniza acesso a linhas de crédito com taxas de juros reduzidas.

O programa Bom Negócio Paraná oferece financiamentos entre R$ 1 mil e R$ 300 mil, com taxas que variam entre 0,58% a 1,10% ao mês. Os recursos, 100% financiáveis, podem ser utilizados para investimentos fixos como obras, reformas, móveis, utensílios, montagens e instalações, bem como pode ser usado como capital de giro.

Os prazos de pagamento diferenciam-se conforme a finalidade do financiamento. Investimento fixo, 36 meses; capital de giro, 12 meses; investimento misto, 24 meses. Ainda pode ser incluído um prazo de carência de até três meses.

Mas, um dos principais diferenciais do programa é que ele oferece um curso com 66 horas/aula, sob responsabilidade do campus rondonense da Unioeste, tendo como conteúdo: gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de negócios, gestão comercial, gestão estratégica, empreendedorismo e projeto de vida. Em Marechal Cândido Rondon, o curso teve início no dia 12 de setembro. As aulas acontecem três vezes por semana, com duração de três horas cada.

 

Satisfação

 

Jonas Fischer, proprietário da Panificadora La Bambinela, é um dos integrantes da primeira turma do Bom Negócio Paraná no município. Ele não esconde sua satisfação com o programa, tanto pela oportunidade de obter financiamento a juro baixo, mas também pelo aprendizado que o treinamento permite.

“Está sendo muito bom. O instrutor mostra coisas práticas do dia-a-dia e que poderão também ser aplicadas futuramente. O relacionamento com os demais empresários também tem sido importante, pois há troca de experiências, mesmo que não seja do mesmo ramo de atividade”, ressalta Fischer. Ele comenta que o curso também ensina como trabalhar melhor com o próprio dinheiro da empresa, sem que seja sempre necessário buscar empréstimos. “Basta aplicar melhor os recursos da empresa, e isso o programa ensina a fazer. É um curso bem completo”, define.

O proprietário da Farmácia Medilar Cooperfama, Renato Luiz Lamberty, é outro integrante da primeira turma que está entusiasmado com o programa, ressaltando a troca de experiências entre empresários e o instrutor como algo muito importante. Ele é formado em Administração e também já fez o curso Empretec, do Sebrae. Por isso, Lamberty entende que curso realizado pelo Bom Negócio Paraná tem permitido a atualização do conhecimento. “O treinamento é muito importante porque aponta as melhores alternativas de como gerenciar o empreendimento, aplicando o dinheiro onde ele poderá render os melhores resultados”, afirma.

Por outro lado, o programa também atende aqueles que estão interessados em obter os benefícios do financiamento, mas não podem realizar o treinamento. Contudo, quem não participa da capacitação tem índices menores de desconto nos juros. Ainda assim, são bastante vantajosos. Quem garante é Wilson Batista de Novais, que foi o primeiro empreendedor a ter o financiamento liberado pelo programa em Marechal Cândido Rondon.

Segundo ele, todo o processo até a liberação do dinheiro foi muito tranquilo e rápido. “Em menos de duas semanas o empréstimo estava disponível, com taxas bem abaixo do normal”, afirma Novais.

O empreendedor é proprietário da empresa WN Som e também tem um conjunto musical, o Grupo WN. Com o financiamento obtido junto ao programa Bom Negócio Paraná ele está investindo em mais equipamentos e na divulgação de seus empreendimentos.

 

Parceiros

 

Devido à grande procura, novas turmas do programa Bom Negócio Paraná devem ser abertas no município. Para tanto, os interessados podem entrar em contato com a Acimacar (fone 3284-5700) ou com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, no Módulo Empresarial (3284-8794), entidades parceiras do programa em Marechal Cândido Rondon.

Conforme Luciano Cremonese, presidente da Acimacar, a associação comercial é incentivadora do Bom Negócio Paraná, pois, acredita que ele realmente traz grandes benefícios, ao oferecer financiamento com taxas reduzidas e capacitação aos empreendedores.  “Como instituição, a Acimacar está sempre em busca da melhoria dos negócios dos associados. Queremos que eles tenham condições de atuar em um mercado cada vez mais competitivo e para isso precisam de recursos financeiros e capacitação técnica. A associação comercial sempre tentará trazer programas que contemplem essas necessidades dos seus associados”, finaliza Cremonese.

 

Fonte:

Galeria de Fotos