Notícia
sexta, 14 de setembro de 2012
Conexão Empresarial com Dado Schneider em Toledo
As mudanças nas relações sociais e, por conseqüência, no relacionamento profissional e nos negócios foram os principais pontos da palestra “Vendas no Século XXI, Mudar ou Morrer”, a segunda do programa Conexão Empresarial, realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo, na quinta-feira (13), no Teatro Municipal de Toledo.
Dado Schneider, doutor e professor em Comunicação e Marketing, com cerca de 30 anos de experiência na área e em empresas como a Claro, DM9 e RBS, fez uma palestra que chamou de “provocadora”. Falou sobre as grandes mudanças que estão acontecendo na relação entre as gerações, o fenômeno da internet e redes sociais, a necessidade de compreensão e adaptação aos novos tempos e da importância de se reciclar.
A sociedade como um todo vive um período de transformação sem precedentes nos últimos 50 anos, analisa Schneider. A Geração Z(nascida após o ano 2000), diz ele, está reescrevendo o mundo e a sociedade vai ingressar em uma nova era, na qual o diferencial será a mentalidade.
“Nossa mentalidade é do século passado e é preciso estar atento às mudanças e nos adequar. As relações de trabalho vão mudar mais do que nas últimas cinco décadas”, afirma. O cliente está muito mais seletivo, o concorrente mais agressivo e está mais difícil formar uma equipe comprometida.
Em sua opinião, o tempo dos amadores chegou ao fim. “Chegou a hora dos profissionais. Tem que estudar mais, trabalhar mais, suportar mais pressões, se reciclar e, principalmente, ser curioso”, salienta.
Schneider faz uma comparação entre as relações sociais e comerciais e pontua que o século 20 foi a era do vínculo e o século 21, é a era do ficar. “O sujeito comprava na mesma loja, com o mesmo vendedor, uns 20 anos. Hoje há uma explosão de opções, estímulos, promessas e mesmo bem servido, as pessoas mudam muito fácil. O cliente é imprevisível e isso vale também para o fornecedor”, afirma.
Para se adaptar aos novos tempos, Schneider destaca “dez mandamentos”. Entre eles, acordar mais cedo do que a média, em busca de novas informações; ler mais do que a média; reciclar sempre; conhecer mais o cliente e a concorrência; observar e respeitar as tendências, sem preconceitos; refletir e aprender com o erro dos outros; trabalhar mais do que a média; orientar, informar e motivar a equipe; gostar mais do que faz e buscar a felicidade no trabalho de forma ética.
Opiniões
O empresário Celso José Potulski, da Atlanta Alarmes, considerou a palestra uma ótima oportunidade de aprendizado. “Ele chamou a atenção para uma nova realidade, o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. Quem não se adequar, vai ficar para trás.”
O empresário Mausir Lang, da loja Materiais de Construção Tijolão, avalia a palestra como enriquecedora. “A lição foi excelente. Como empresários mais experientes, temos que estar motivados, abertos às mudanças e inovações e encarar tudo de outra forma. O mercado é volátil e é preciso evoluir.”
O empresário Gilberto Furlan, das Lojas LM, compartilha das opiniões dos colegas. “A palestra fez a gente acordar para a realidade e mostrou que não podemos ficar vivendo no passado. É necessário adotar novas posturas, porque as mudanças ocorrem muito rapidamente. Foi uma chacoalhada e com certeza, vamos mudar algumas coisas, por exemplo, com relação à utilização das redes sociais, usar todas estas novas ferramentas para incrementar os negócios”, diz.
Galeria de Fotos