O que os municípios de Maringá, Cianorte, Londrina, Apucarana, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva têm em comum? Cada uma dessas cidades representa um polo do vestuário do Paraná, e as empresas estão organizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), concentrações de indústrias de um mesmo segmento ou de atividades complementares de uma mesma região. Entre 22 e 26 de fevereiro, várias empresas que participam desses APLs estarão presentes na quarta edição do Paraná Business Collection (PBC), que será realizado no Cietep, em Curitiba.
O APL propicia ações conjuntas, como compras de matéria-prima, consórcio para exportação, compartilhamento de processos tecnológicos e de capacitação de mão-de-obra. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) trabalha com seis Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor de vestuário no Paraná, englobando 1.835 empresas, que geram mais de 35 mil empregos diretos.
Os APLs do vestuário têm uma produção bem variada (modinha, jeans, malhas, moda bebê, moda masculina e bonés) e concentram-se em todas as regiões do Estado: Norte (Bonés em Apucarana e Confecções em Londrina), Noroeste (Confecções em Cianorte e Maringá), Oeste (Moda Bebê em Terra Roxa), Sudoeste (Confecções), e Campos Gerais (Malhas em Imbituva).
Uma das empresas integrante de APL que estará presente no PBC é a All Purpose, grife masculina de Capanema, que participou de todas as edições do evento. Além de desfilar sua nova coleção na passarela, a All Purpose também estará no show room de negócios. "Nesses quatro anos, percebemos uma melhoria em diversos aspectos, como crescimento de visibilidade e reflexo de vendas. O lojista tem percebido que desconhecia produtos como estes produzidos no Paraná", comenta o diretor administrativo da empresa, Edson Campagnolo.
Assim como a All Purpose, outras empresas do APL de Confecções do Sudoeste participam do show room: Mittotex (Santo Antonio do Sudoeste), Guilherme Baggio (Amperé), Full Hill (Santo Antonio do Sudoeste) e Raffer (Francisco Beltrão).
No Sudoeste, destaca-se a produção de moda social masculina, mas existem importantes empresas produtoras de moda feminina (social e esportiva), jeans (masculino e feminino), marcas licenciadas (há uma empresa com o a marca "Zezé di Carmargo & Luciano"), roupas esportivas, uniformes profissionais e corporativos, agasalhos, inclusive a produção dos uniformes utilizados pela comitiva brasileira nas Olimpíadas em Atenas (2004).
Assessoria de imprensa CACIOPAR
Fonte: