(45) 3321-1449

Notícia

segunda, 13 de fevereiro de 2012

Caciopar fortalece associativismo empresarial

Representantes de cerca de 25 associações comerciais da região Oeste do Paraná participaram, no fim de semana durante percurso de catamarã pelo lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, de uma reunião de trabalho que buscou fortalecer o cooperativismo empresarial. As associações conheceram mais sobre os serviços e projetos do Sebrae e da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. O encontro contou também com a presença de diretores e de gerentes do Sistema Sicoob.

O presidente da Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Khaled Nakka, informa que todos que participam de Aces em suas comunidades têm uma responsabilidade comum: fazer dela um agente de transformação social e econômico. Ao participar das associações comerciais, os empresários têm a oportunidade de debater sobre desafios e anseios comuns e, assim, elaborar projetos com foco no desenvolvimento. Khaled destacou a importância de parcerias com o Sebrae, a Faciap e o Sicoob, que reconhecem e investem no potencial do associativismo.

 

Diálogo

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, ressaltou o bom trânsito da federação com os governos estadual e federal, que também reconhecem a força e o potencial do associativismo. Uma das missões na nova diretoria da Faciap é trabalhar pela contínua expansão das pequenas e médias associações. “A capilaridade da federação é um trunfo para fazer com que as Aces se desenvolvam ainda mais”. Rainer também ressaltou o papel de parcerias com o Sebrae, que permite oferecer cursos de aperfeiçoamento e qualificação a empresários, a executivos e a colaboradores. E o mais importante de tudo, segundo presidente da Faciap: “Todos os que se colocam à disposição dessa causa no interior o fazem honorificamente, em favor do associativismo”.

O presidente da Central Sicoob/Paraná e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jefferson Nogaroli, afirmou que as associações comerciais precisam ser agentes de desenvolvimento. “Ela deve ser meio empresa e meio instituição. A empresa tem de dar lucro para que ela possa contratar bons executivos. A instituição precisa apenas manter o seu equilíbrio financeiro”. Nogaroli lembrou também que o Sistema Sicoob nasceu dentro de uma associação comercial e a meta é levar a cooperativa de crédito a toda cidade que tenha a sua Ace. Ele encerrou dizendo que o Sicoob é feito com o DNA da micro e pequena empresas.

 

Legenda

 

Nogaroli fala para um público formado por diretores e empresários ligados a associações comerciais

Fonte:

Galeria de Fotos