O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, deu uma boa notícia ao setor produtivo durante evento em comemoração aos 53 anos da Acic, na quinta-feira, 4 de abril. Ele informou sobre duas ações do governo estadual para estimular a descentralização de investimentos e tornar o crescimento do Paraná mais homogêneo. Ricardo situou sua apresentação nos números do Paraná Competitivo, programa de estímulo a novos investimentos.
Somente nos dois primeiros anos do governo de Beto Richa R$ 20 bilhões foram garantidos em novas ações para o fortalecimento econômico do Estado. E a maior delas é no interior, em Ortigueira, que assume condição de o mais expressivo investimento de uma indústria já feito no Paraná. A Klabin, do setor de celulose, destina R$ 6,8 bilhões em um novo complexo produtivo. Todas as regiões têm sido contempladas com novos investimentos, inclusive o Oeste, segundo Ricardo. A descentralização de investimentos é bandeira da Faciap, da Caciopar e também da Acic.
Entretanto, o secretário reconhece que para recuperar a falta de ação de governos anteriores, é preciso acelerar a interiorização industrial. Além do Paraná Competitivo, há dois projetos em maturação de olho nisso: um deles busca criar estímulos à implantação de micros e pequenas empresas em cidades do interior e outro prevê, a partir de um fundo especial, compensações a grandes indústrias que preferirem as regiões distantes da capital. "Como ela terá custos maiores em função, por exemplo, da distância do porto, e carências em infraestrutura e logística, o Estado dará uma espécie de compensação para amortizar o que o industrial gastará a mais".
Investimentos
Ricardo Barros informou sobre a importância de entidades como a Acic no contexto de articulação, de defesa e de lutas por grandes ações de interesse coletivo. O secretário aproveitou para citar alguns investimentos do Estado na região, a exemplo das obras de duplicação da BR-277, instalação da UPS no bairro Interlagos, do IFPR, obras de melhorias no aeroporto, recuperação de rodovias estaduais, centro de queimados para o HU, além de casas populares. O prefeito em exercício, Maurício Theodoro, lembrou de outro projeto: a implantação em Cascavel de um de quatro centros de excelência em atletismo que serão construídos no Brasil.
Crédito: ValePress