(45) 3321-1449

Notícia

terça, 27 de março de 2012

Evento do Conselho da Mulher da Caciopar

Matelândia - Cem mulheres de vários municípios da região Oeste participaram, em Matelândia, de um encontro para estimular a troca de experiências entre empresárias e executivas. Organizado pelo Conselho da Mulher Empresária da Caciopar, o evento permitiu criar um fórum para a reflexão dos avanços e também dos desafios que elas têm a superar para ampliar ainda sua inserção nos mais diversos campos profissionais e da sua respectiva comunidade.

A coordenadora do Conselho da Mulher da Caciopar, Rosangela Sonda, informa que o evento foi um sucesso. “As mulheres puderam assistir a palestras com técnicos do Sebrae e ainda compartilhar experiências e informações úteis para todas elas. A expectativa é fazer com que esse encontro, que foi realizado pela primeira vez, possa ocorrer novamente e, aos poucos, transformar-se em tradição”, segundo Rosangela.

O evento, realizado no Castelletto, em Matelândia, foi organizado em parceria com o Sebrae, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com a Prefeitura de Matelândia e Faciap. “A gestão do prefeito Edson Primon contribuiu e muito para o sucesso da realização e nós só temos a agradecer e torcer por novas parcerias”, informa Rosangela Sonda.

 

l JEAN PATERNO

 

Legenda

 

Cerca de cem pessoas participaram do evento realizado no Castelletto, em Matelândia: compartilhamento de experiências

 

Crédito: Divulgação

 

--

 

(retranca 1)

 

Depoimentos

 

Para a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, a reunião foi uma iniciativa muito positiva do Conselho. “Fiquei encantada com o número expressivo de mulheres empresárias que compareceram. Mostra que estão dispostas ao desenvolvimento empresarial e a ocupar cada vez mais os papéis de líderes na sociedade. Ao Sebrae/PR coube contribuir com algumas ferramentas que podem auxiliar nesse crescimento”. Uma das novidades apresentadas, destaca Danieli, foi o programa Negócio a Negócio que consiste em três visitas de orientação empresarial gratuita nas empresas. “São três consultorias flexíveis às necessidades das empresárias que hoje são mães, esposas, donas do próprio negócio”. As participantes também tiveram a oportunidade de conhecer sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que homenageia e incentiva histórias reais de empreendedorismo feminino.

A liderança, segundo a palestrante e consultora credenciada ao Sebrae/PR, Ana Paula Simões, não depende de gênero mas sim de habilidades. “O que existe é que algumas das características dos líderes são encontradas mais facilmente nos homens ou nas mulheres. Segundo pesquisas, as mulheres têm quatro pontos fortes para a liderança: habilidade de ouvir, busca pela competitividade, disposição para experimentar coisas novas e sensibilidade.

Em contrapartida, ressalta Ana, também têm pontos fracos – muitos bem parecidos com os dos homens - como a dificuldade de reação ao feedback, a baixa resistência ao estresse, a dificuldade de lidar com conflitos e a dificuldade de persuasão. Esse sim, mais comum no gênero masculino do que feminino. “Assim como nas palestras e programas de orientação, encontros como esse auxiliam as empresárias a trocar informações, a ver que não estão sozinhas em seus desafios diários”.

 

--

 

Municípios

Os municípios representados no evento foram: Matelândia, Cascavel, Ouro Verde do Oeste, Nova Santa Rosa, Medianeira, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Marechal Cândido Rondon, Missal, Toledo, Vera Cruz do Oeste, Assis Chateaubriand e Guaíra.

Fonte:

Galeria de Fotos