Notícia
segunda, 20 de agosto de 2012
Oeste - Parceria vai criar sala para grandes projetos
Uma parceria da Itaipu, Amop e Faciap vai criar um ambiente para a elaboração de projetos para acelerar a execução de obras consideradas fundamentais para o futuro do Oeste. A informação é do presidente de Itaipu, Jorge Samek, e foi dada no sábado durante plenária da Caciopar na Acime em Medianeira. A ausência de projetos tem sido um dos limitadores para que a região consiga ver concretizadas algumas de suas mais antigas reivindicações.
Para uma plateia formada por líderes políticos e empresariais, Samek disse que em vários setores do governo há recursos para grandes obras, mas para consegui-los é indispensável contar com o suporte de bons projetos. Os entendimentos para a criação de um ambiente que dê suporte aos anseios regionais estão em estágio avançado, conforme o presidente de Itaipu. “Em pouco tempo, vamos contar com um importante instrumento de desenvolvimento à disposição das grandes lutas do Oeste”, garantiu.
Samek foi o convidado especial da plenária, a primeira sob o comando da nova diretoria da Caciopar, e falou sobre Visão estratégica para o Oeste e a Itaipu. “A hidrelétrica foi iniciada em uma época em que o Brasil era a China, com crescimento entre 10% e 12% ao ano. E também em um período em que o País importava 90% do petróleo que consumia. Agora, somos um país diferente, a sexta economia do mundo”. Apesar da força do turismo, Samek afirmou que a agroindústria é e será a grande impulsionadora do desenvolvimento regional e os próximos anos tendem a ser muito bons.
Gargalos
Os problemas estruturais que a região e o País ainda enfrentam são, de certo modo, naturais, conforme Samek. “São desafios habituais de uma nação em franco desenvolvimento, mas que precisam ser superados com bons projetos, trabalho e determinação”. O Oeste tem um trunfo que precisa ser ainda melhor trabalhado, conforme ele, que é estar em uma região de fronteira. Essa condição traz problemas, mas principalmente vantagens. “Precisamos aprender a potencializar isso. A boa vizinhança com a América do Sul é indispensável para o Brasil e o maior beneficiado é a região”, conforme Samek.
Galeria de Fotos