Após mais de 18 meses de estudos de viabilidade e de planejamento, visitas a entidades brasileiras, argentinas e européias, e participação em dezenas de reuniões preparatórias, será instalada nesta quinta-feira, 12, a GarantiOeste – Sociedade Garantidora de Crédito que facilitará acesso ao crédito para micro e pequenos empresários de 50 municípios da região. A iniciativa une as associações comerciais e industriais de Foz do Iguaçu (ACIFI), Cascavel (ACIC) e Toledo (ACIT), e também o Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná (IDR-Oeste), com parceria da Caciopar e do Sebrae.
A solenidade de instalação da GarantiOeste acontecerá às 19 horas, no auditório da ACIFI e reunirá todos os membros da nova entidade, bem como lideranças empresariais locais e regionais. A expectativa é que a GarantiOeste comece suas atividades a partir de abril de 2010 e, em cinco anos atinja entre 1,5 mil e 1,7 mil associados.
O presidente da ACIFI, Rodiney José Alamini, destacou que a formação da entidade ajudará na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições de preço e prazo adequados aos investimentos da empresa, uma das maiores problemáticas enfrentadas por micro e pequenos empresários.
A sociedade confere apoio ao empresário no sentido de avaliar o seu negócio, a partir da necessidade de investimento da empresa, sua estrutura e montagem do projeto. Caso a avaliação do projeto seja positiva, a GarantiOeste vai indicar qual o melhor produto e fornecer uma carta de garantia. De posse da carta, o empresário vai à instituição financeira que opera e solicita o crédito.
Para garantir esse crédito, sociedade terá recursos de aporte de capital, envolvendo o Sebrae, entidades públicas e privadas. "Se o governo colocar R$ 1,00, a sociedade consegue emprestar R$ 5,00, pois a inadimplência é muito baixa, 3% no máximo".
Visando conhecer melhor esse sistema, representantes da ACIFI já visitaram algumas sociedades de garantia de crédito no Rio Grande do Sul; em Buenos Aires (Argentina) e também na Europa. Em setembro deste ano, o presidente da ACIFI participou da missão empresarial paranaense que acompanhou o Fórum Ibero-Americano de Sistema de Garantia de Crédito e Financiamento para micro, pequenas e médias empresas, realizado em Lisboa (Portugal).
Na missão à Europa, Alamini conheceu, em Mondragón (Espanha), uma cooperativa surgida em 1956, nos moldes da sociedade garantidora de crédito, e que hoje é uma das 150 forças empresariais da Europa, a sétima no ranking espanhol e líder no País Vasco. O sistema emprega diretamente 82 mil pessoas e confere apoio (garantia) para 220 empresas dos ramos industrial, financeiro e de desenvolvimento, bem como mantém universidades, centro profissionalizante e de pesquisa e desenvolvimento.
"O que vimos na Europa foi o dinheiro público chegando rápido ao empresário, pois ele (que dirige a sociedade) conhece as empresas e tem condições de responder rapidamente a isso. No banco, quando a pessoa vai, o gerente começa a criar dificuldade para empurrar o cheque especial no final", disse o presidente da Acifi, Rodiney Alamini.
Alamini acentuou que o Brasil, em relação a outros países da América Latina, está muito atrasado quanto ao aproveitamento desse sistema para favorecer as empresas através da garantia de crédito.
Antes da constituição da SGC, as lideranças que articulam a implantação da GarantiOeste fizeram um trabalho de pesquisa e conscientização junto ao empresariado, como forma de difundir sua finalidade.
Assessoria de comunicação ACIFI
Fonte: