Escolher uma profissão, mas qual? Aos 17, 18 anos então, os adolescentes imaginam milhões de possibilidades de futuro pessoal. Esta é uma escolha decisiva, que vai determinar o que ele fará nos próximos anos de sua vida.
Com a finalidade de facilitar a opção do jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, a Acipa iniciou neste sábado (06) um curso em "Orientação Vocacional e Profissional". As próximas etapas serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de junho, das 13:30 às 17:30, terá uma carga horária de 15 horas.
A psicóloga Josie Danella Meinerz explica que este curso é importante porque ajudará o adolescente a escolher a profissão de acordo com suas aptidões e desejos.
“São avaliadas as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos.”, diz a psicóloga.
Josie explica ainda que um dos parâmetros mais importantes para a escolha da profissão deve ser baseada em auto-conhecimento, aptidões e habilidades. Eliminando desta forma matérias e campos que não agradam o jovem. “Hoje em dia, sinto que o adolescente está mais confuso ao escolher o que quer seguir, isso porque existe uma variedade de cursos a sua disposição, expectativa da família e esta também é a primeira grande escolha do jovem”, completa.
Assessoria de imprensa Plotina
Fonte: