A ACIPA reuniu na segunda-feira (dia 14) lideranças e núcleos de supermercados de Guaíra, Assis Chateaubriand, Toledo, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e Palotina.
O objetivo do encontro era discutir as boas práticas da Central de Negócios e sensibilizar os participantes a se unirem para uma rede de ações conjuntas.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Indústria Comércio e Turismo de Palotina, Edmilson Zabott; o presidente da ACIPA, Ronaldo Augusto Ioris; o superintendente da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Márcio Vieira; a coordenadora do Projeto Empreender no Paraná, Claudia Monteiro; os consultores do SEBRAE Edimir Dumke e Paulo Feyh e o representante da rede Superama, Khaled Nakka apresentando o case de sucesso da empresa.
Vieira expôs as dificuldades que uma micro empresa enfrenta hoje para se estabelecer no mercado. “Queremos trazer opções e soluções para aumentar a longevidade dos empreendimentos”, diz.
O presidente da ACIPA apoiou a iniciativa por acreditar que o associativismo e a união são pressupostos fundamentais para a sobrevivência das pequenas empresas no mercado.
Dumke ministrou a palestra sobre “Competitividade das Micro e Pequenas Empresas”. Falou dos benefícios de uma central de negócios, como ela funciona e apresentou um exemplo de sucesso a partir da Rede Master Vale de Santa Catarina, onde os pequenos empresários aumentaram mais da metade seu faturamento com o evoluir da central.
Case de Sucesso da Rede Superama
O representante da rede Superama, Khaled Nakka contou a história de sucesso da empresa. Fundada em agosto de 2004, conta hoje com 18 empresas supermercadistas filiadas em 10 municípios da região Oeste do Paraná, onde gera centenas de emprego.
A história da rede Superama está intimamente ligada às Associações Comerciais e Industriais da região Oeste e ao SEBRAE. Pequenos e médios empresários do setor supermercadista precisavam encontrar alternativas para enfrentar a concorrência de grandes grupos e crescer. Inicialmente, através do projeto Empreender foram criados Núcleos Setoriais, que se fortaleceram, com o apoio de Associações Comerciais, especialmente em Vera Cruz do Oeste, Medianeira, Missal, Toledo e Santa Helena. Do intercâmbio e troca de experiências entre os diferentes Núcleos, surgiu a ideia de criar um Núcleo Regional, formalmente constituído em fevereiro de 2002. O Núcleo Regional concentrou estudos, pesquisas e viagens técnicas em busca de uma estrutura ideal de cooperação e organização entre os empresários participantes.
O que é uma Central de Negócios e como funciona?
A Central de Negócios é uma entidade de base associativa, formada por empresas ou empreendedores independentes, voltada para a busca de soluções conjuntas de interesse econômico, com foco no mercado em que atuam.
As principais ações que podem ser desenvolvidas pelas Centrais de Negócios são:
- Compra conjunta;
- Planejamento de ações de venda;
- Acesso diferenciado à mídia;
- Capacitação de equipes;
- Plano de marketing conjunto;
- Centro de distribuição;
- Formato de lojas;
- Marca padrão;
- Melhores condições para linhas de crédito.
Assessoria de imprensa Palotina
Fonte: