Notícia
segunda, 26 de março de 2012
Apelo por uma nova política de descentralização de investimentos
Apelo por uma nova política de
descentralização de investimentos
O presidente da Caciopar, Klahed Nakka, situou seu pronunciamento nos exemplos de Hylo Bresolin e nas históricas lutas travadas pela coordenadoria em favor do Oeste e do Paraná. “Hylo é um modelo de inspiração às novas gerações de empresários. Todos têm muito a aprender com um homem que coloca o próximo e o bem à comunidade como prioridade de vida”.
Khaled lembrou do envolvimento da Caciopar, que chega aos seus 36 anos, na construção da Ponte de Guaíra, da Ferroeste, da implantação da Unioeste, de obras de estruturação rodoviária, do Porto Seco, além da duplicação das BRs 277 e 467. Agora, lembrou, há lutas igualmente importantes em curso, como o Aeroporto Regional e melhorias urgentes na BR-163, que liga Cascavel a Capitão Leônidas Marques.
Outra bandeira que a região passa a defender de forma decidida é a adoção, pelo governo do Estado, de uma política de descentralização de investimentos. “Para que todo o Paraná possa crescer de maneira harmônica e com benefícios sociais e econômicos a todos”, afirmou. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Cascavel, Atair Gomes da Silva, citou Hylo como uma grande referência empresarial e a Caciopar como uma entidade que orgulha o Oeste e os paranaenses.
4% do ICMS industrial
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, reconheceu a importância das bandeiras defendidas pelo Oeste e ressaltou que o Governo Beto Richa é parceiro para contemplá-las o mais brevemente possível. Ressaltou que é fundamental fazer projetos, definir como e onde buscá-los e da necessidade da sinergia de todos para que se tornem realidade. Ricardo lembrou que a descentralização de investimentos é uma preocupação também do atual governo, que elabora um projeto de incentivos fiscais para interiorizar investimentos industriais no Paraná. “É necessário juntar 350 municípios do Paraná para que se tenha a soma de apenas 4% do ICMS industrial do Estado”, ressaltou o secretário.
R$ 1,1 bilhão
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sistema Sicoob/Paraná, Jefferson Nogaroli, ressaltou que personalidades como Hylo Bresolin mostraram o caminho do associativismo que hoje oferecem resultados fabulosos. Ele se refere à soma de R$ 1,1 bilhão que o Sicoob, uma cooperativa de crédito, movimenta atualmente no Estado. Já o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Rainer Zielasko, lembrou a Caciopar como um modelo e uma fonte de grandes ideias.
“Hylo é um exemplo de voluntário que faz com amor e bem feito. Ele sempre deixou claro que as pessoas, unidas, conseguem realizar coisas incríveis”, ressaltou Rainer. Ele afirmou ainda que o Oeste do Paraná é um exemplo e que ainda pode mais, contribuindo com avanços transformadores a todos. Os ex-presidentes da Caciopar tiveram os seus nomes citados e receberam placas em reconhecimento pelo trabalho realizado.
--
(Box)
Deputados presentes
Federais
Alfredo Kaefer
Eduardo Sciarra
Dilceu Sperafico
Nelson Padovani
Estaduais
André Bueno
Elio Rusch
Duílio Genari
Leonaldo Paranhos
E mais:
Maurício Quirino Alves, presidente da Ferroeste
Miroslau Bailak, chefe da 10ª Regional de Saúde
Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos
Eldon Anschau, prefeito de Vera Cruz do Oeste
Galeria de Fotos