O café de negócios da ACIPA desta manhã (dia 27) teve como tema o lançamento do Departamento de Responsabilidade Social e Campanha de Incentivo Fiscal em Palotina.
O evento aconteceu no Centro de Convivência da Família – Praça XV de novembro e reuniu autoridades municipais, associados e presidentes de entidades.
Departamento de Responsabilidade Social
Lançado pela ACIPA, o departamento Responsabilidade Social foi apresentado pelo diretor da associação, Ronaldo Augusto Ioris e pela responsável do departamento, Lara Beatrice Biezus.
Responsabilidade Social é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Lara destaca que a Responsabilidade Social vai além das doações e atividades de voluntarismo presentes na filantropia. “Empresas e organizações focadas em Responsabilidade Social apoiam atividades não assistencialistas e projetos de sustentabilidade”, diz a responsável pelo departamento.
O presidente da ACIPA, explicou o quão importante será a participação das empresas nas atividades desenvolvidas pelo departamento. “Uma empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores. É socialmente responsável quando se compromete com programas sociais voltados para o futuro da comunidade e da sociedade”, relata Ioris.
Campanha de Incentivo Fiscal
A Campanha de Incentivo Fiscal é desenvolvida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (C.M.D.C.A) em parceria com a ACIPA, prefeitura e contadores de Palotina. Tem o objetivo de informar e estimular a destinação de parte do imposto devido de pessoas físicas e jurídicas, esta verba é depositada no CMDCA.
O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Darcy Gris o contador, Marcos Eliseu Heuert e a representante das Entidades não Governamentais, Nádia Herpich Polla explanaram a importância dos contribuintes destinarem o imposto para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palotina (FIA).
Nádia apresentou no evento a forma como as entidades do município têm se beneficiado com esta verba. Ela disse que desde que a campanha existe em Palotina, há sete anos, foram arrecadados R$344.428,34 para o FIA. “Este recurso tem feito uma grande diferença na vida de nossas entidades, pois elas dependem do trabalho voluntário e promoções para arrecadar fundos”, descreve.
O representante dos contadores de Palotina ressalta que o município tem um potencial maior para aumentar o fundo, e diz que os contadores estarão dispostos a atender os contribuintes interessados na antecipação.
Gris enfoca que a antecipação de pagamento ou restituição do imposto de renda pode ser feito até o dia 30 de dezembro. “Toda arrecadação do FIA tem sido aplicada em entidades que atendem as crianças e adolescentes do nosso município. Este ano pretendemos aumentar a contribuição e consequentemente colaborar com mais entidades”, finaliza.
Assessoria de imprensa ACIPA
Fonte: