A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), por meio de sua presidente Ana Carolina Seyboth Kurtz, promoveu dias atrás a terceira reunião do Departamento Consultivo de Segurança. O evento contou com a presença, dentre outros, do comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão José Osmar Novach, delegado Ary Nunes Pereira e o presidente da Câmara de Vereadores, Ito Dari Rannov.
Segundo a dirigente da Acimacar, já está se partindo para ações práticas, dentre elas a distribuição de uma cartilha com dicas de segurança voltada aos comerciantes. O material já está em fase de elaboração e será entregue em breve aos associados. “Pretendemos também promover palestra com o autor da cartilha, coronel Roberson Bondaruk, que é especialista na área de segurança. Outra ação prática resultante das reuniões do Departamento Consultivo será a realização de palestras promovidas pela Polícia Militar, uma vez por semana, entre os meses de novembro e dezembro. O objetivo é repassar informações sobre segurança e prevenção a furtos e assaltos”, detalha a presidente.
Comitiva
Ana Carolina afirma ainda que uma comitiva será formada para ir até Curitiba participar de uma audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. A visita visa reforçar as reivindicações elaboradas pela Acimacar e apresentadas durante o 2º Fórum Regional sobre Segurança Pública, que aconteceu recentemente em Medianeira.
“Eram três reivindicações e uma delas é passível de ser atendida, já que o governador Orlando Pessuti tem falado sobre o aumento do efetivo policial e justamente pedíamos isso para Marechal Rondon. As outras duas questões demandam mais tempo e investimento. Então possivelmente devemos fazer uma visita para reapresentar as propostas para o próximo governo”, informa.
As outras duas propostas referem-se à construção de Centro de Detenção e Ressocialização e o sistema de informação digital, que está sendo testado em Curitiba. O objetivo é que equipamentos também sejam instalados na fronteira.
Encontros positivos
A presidente da Acimacar avalia que os encontros do Departamento Consultivo estão sendo altamente positivos. Ela considera que os integrantes estão se sentindo amparados e ancorados numa perspectiva de apresentar um problema e este ser estudado do ponto de vista de várias autoridades, de fonte de recurso, de pessoas interessadas em investir na segurança e ações práticas. “Pretende-se a cada reunião já fazer a devolutiva da resolução do que foi apontado na reunião anterior”, conclui Ana Carolina.
Fonte: