Notícia
terça, 19 de fevereiro de 2013
Acimacar estreita relacionamento com Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
O novo secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Guido Herpich, e o vereador Arlen Güttges participaram na manhã de hoje (19) de reunião na sede da Acimacar com a diretoria da entidade. O objetivo do encontro foi aproximar ainda mais a associação comercial e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, visando na elaboração de programas, projetos e parcerias que contemplem o setor empresarial e levem benefícios à toda a população.
Segundo Guido Herpich, no momento ele ainda está conhecendo toda a estrutura da Secretaria e mantendo contato com entidades parceiras. Durante a reunião na Acimacar, ele sinalizou que uma das prioridades da sua pasta será o turismo. Ao mesmo tempo, garantiu que irá apoiar o desenvolvimento do comércio, da indústria e dos prestadores de serviços do município. Contudo, o secretário alertou que não serão apoiados projetos “aventureiros”, como se fez no passado.
Ele citou, inclusive, a atual situação do Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD), que possui cerca de R$ 13 milhões vencidos, valores que o município está tendo dificuldades para reaver porque muitos contratos foram firmados sem as garantias necessárias. “Precisamos promover o desenvolvimento do município, mas com os ‘pés no chão’”, enfatizou Herpich, ao mesmo tempo em que assegurou que a administração municipal continuará sendo parceira da Acimacar.
Manifestação no mesmo sentido fez o vereador Arlen Güttges, que na gestão passada também atuou como secretário de Indústria, Comércio e Turismo. “Pretendo exercer um mandato de vereador com muitos projetos e programas. É o caso da discussão do Plano Diretor”, ressaltou Güttges.
Reivindicações
O presidente da Acimacar, Luciano Cremonese, ressaltou a importância da aproximação entre a associação comercial e o poder público. Da mesma forma, ele fez algumas reivindicações, como a continuidade do apoio da secretaria aos núcleos setoriais da Acimacar, a realização de investimento na área de abrangência do Espaço Rondon e o apoio ao concurso de decoração natalina, que em 2012 foi promovido pela Acimacar e voltado aos empresários. A intenção é que a prefeitura se envolva e estenda o concurso a todos os rondonenses.
Já o vice-presidente da Acimacar para Assuntos do Comércio, Sérgio Marcucci, enfatizou a importância da administração municipal realizar todo o orçamento anual previsto para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que para 2013 é de cerca de R$ 3,8 milhões. Ao mesmo tempo, Marcucci sugeriu a criação de um Núcleo de Desenvolvimento, o qual contaria com integrantes da associação comercial, Prefeitura, Câmara, entre outras entidades, que iria contribuir com sugestões sobre a aplicação de recursos em favor do setor comercial, industrial e da prestação de serviços. O secretário Guido Herpich manifestou-se favorável à proposta.
Ao final da reunião, Luciano Cremonese e o vice-presidente da Acimacar, Josué Maioli, repassaram uma carta com amplas reivindicações e propostas da entidade em favor do setor empresarial e do município.
(Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 19.02.2013)
Galeria de Fotos