Reconhecido no Brasil e internacionalmente, o Empretec auxilia empresários de todos os segmentos a reconhecerem seu potencial empreendedor. Em Toledo, o programa, que acontece de dois em dois anos desde 1998, já tem data marcada para 2010. Será entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. As inscrições devem ser feitas até esta terça-feira, dia 9.
Segundo o consultor do Sebrae/PR em Toledo, Alan Alex Debus, a turma de empretecos, como são chamados os participantes do programa, deste ano, terá no máximo 30 empresários selecionados. “Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição que funciona como uma espécie de pré-seleção. Depois serão chamados a uma entrevista para, só então, serem escolhidos para formarem a turma para o workshop do programa, com duração de seis dias”, explica o consultor.
Alan Debus complementa que a participação dos empresários selecionados será de imersão total, visto que o workshop inicia às 8 horas da manhã e prossegue até as 18 horas, com possibilidade de haver atividades fora desse horário. “A metodologia é bastante interativa e exige dedicação exclusiva do participante. Durante os seis dias de realização, o pensamento do empreteco vai estar focado nos negócios, inovações e empreendedorismo”, afirma.
Porém, para o empresário do setor de comércio e confecção, Marcos Cézar Sanchez, que participou em 2004 do programa em Toledo, a dedicação exclusiva não serve como desculpa, nem empecilho à participação. “No início achei que seis dias inteiros para a capacitação seria uma dificuldade, mas quando iniciei o programa vi que era uma necessidade. O empresário que não consegue se organizar para fazer esse tipo de treinamento já está perdendo”, garante Sanchez. O empreteco não só recomenda o workshop aos colegas, mas admite ser imprescindível para despertar as competências empreendedoras e a capacidade de assumir riscos.
O Empretec é desenvolvido em mais de 20 países desde 1988 e passou a ser realizado no Brasil a partir de 1991 nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1993, por meio de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Sebrae passa a ser a entidade realizadora do Programa no Brasil. Em Toledo, o workshop tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT).
Oportunidade
Para a empresária Francielle Rezzadori de Souza, que participou do Empretec em 2008, o programa superou as expectativas. “Fiquei surpresa com o que pude aprender na capacitação. Tenho uma loja de cosméticos há seis anos e descobri que tinha muito que aprender para gerenciar meu negócio. O workshop foi prático e consegui aplicar melhorias em todos os processos de gestão da minha loja. Depois do Empretec, foi possível identificar quais eram os problemas do meu negócio, passei a entender mais sobre gestão de pessoas, de custos, entre outros”, avalia.
O consultor do Sebrae/PR em Toledo explica que o Empretec é destinado a todos os empresários interessados em desenvolver características empreendedoras, mas principalmente, àqueles que já têm experiência em algum negócio e desejam melhorar o desempenho empresarial. As atividades do programa auxiliam na descoberta de habilidades como liderança, controle do negócio, segurança para a tomada de decisão, comprometimento, persistência, entre outros.
Fonte: