(45) 3321-1449

Notícia

terça, 29 de janeiro de 2013

Sindicomar e Acimacar alertam sobre pagamento da contribuição sindical

Nesta quinta-feira (31) termina o prazo para pagamento da contribuição sindical das empresas do setor de comércio de bens e serviços. Em Marechal Cândido Rondon, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomar) e a Acimacar estão atuando em parceria com o objetivo de conscientizar empresários sobre a importância do pagamento da contribuição, que custeia atividades e benefícios em favor da categoria.

Conforme o tesoureiro do Sindicomar, Mauro Benvenho, e o presidente da Acimacar, Luciano Cremonese, é somente através das contribuições que é possível ter um sindicato com representação forte, capaz de fortalecer a classe em assuntos de fundamental importância, como a negociação do piso salarial junto ao sindicato dos empregados e os acordos para horários especiais de atendimento, como na época de Natal e Ano Novo e demais datas comemorativas, além do segundo sábado de cada mês.

Por lei, microempresas não são obrigadas a pagar a contribuição sindical. Isso gera uma preocupação, segundo Benvenho e Cremonese, pois em Marechal Cândido Rondon 97% das empresas se enquadram nessa categoria. “Se não tivermos o recolhimento por parte das microempresas, temos que fechar as portas do Sindicomar e não haverá no município quem possa atuar para defender os interesses da classe”, destaca o tesoureiro do Sindicato, que afirma que o custo para manter a entidade gira entre R$ 35 mil e R$ 40 mil ao ano.

As guias de recolhimento foram enviadas às empresas através dos escritórios de contabilidade e também pelo Sindicomar. Essa contribuição poderá ser paga na Caixa Econômica Federal ou em qualquer banco até o vencimento, evitando a cobrança de multa e juros. De toda a contribuição paga, 60% são destinados ao Sindicomar, 15% para a Federação do Paraná, 5% para a Confederação Nacional do Comércio e 20% são destinados para o Ministério do Trabalho e Emprego.

“O Sindicato é muito importante porque traz benefícios para o comércio rondonense. Se o empresário não se conscientizar da necessidade de contribuir mesmo sem a obrigação, toda a classe sairá perdendo, assim como a comunidade. Se o SESC existe em Marechal Cândido Rondon, que também está recebendo uma unidade do SENAC, isso é devido ao trabalho da Fecomércio, a qual o Sindicomar integra”, destaca Benvenho.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Sindicomar  no fone 3284-1277 ou no e-mail sindicomar@sindicomar.com.br.

 

 

Fonte:

Galeria de Fotos