Seminário abre possibilidades de negócios com diferentes países
Mais um evento de comércio exterior foi promovido pela Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. O Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades em Comércio Exterior foi um dos eventos paralelos à I Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental que está sendo realizada no Hotel Mabu em Foz do Iguaçu.
Com uma programação intensa o seminário abordou temas técnicos que tiveram como objetivo mostrar que ferramentas o empresário pode usar para iniciar sua atividade exportadora, e também painéis temáticos com representantes de países parceiros comerciais do Brasil como a Rússia, China, Itália, Argentina, Chile, África do Sul e Mercados Árabes.
Para o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, apesar do Brasil ter avançado muito no comércio internacional ainda há muito para crescer e aumentar a participação dos empresários brasileiros. “A Faciap vem desenvolvendo uma série de ações de fomento à busca de novos mercados, já promoveu este ano o Seminário BRIMCS, faz este seminário e ainda vamos realizar em 2009 os seminários fazendo negócios com o Mundo Arabe e com os países africanos”, antecipa Akel, que destacou a importância dos pequenos e médios empresários conhecerem os mercados que podem se tornar parceiros comerciais.
A importância do associativismo foi enfatizada pelo diretor comercial do Porto de Paranaguá, Luiz Alberto de Paula Cesar que comentou que quando o evento foi formatado não poderia deixar de ter na programação as Associações Comerciais. “São entidades que estão diretamente ligadas ao consumo, o que move as ações industriais, e aduaneiras. É essencial esta aproximação com o cooperativismo”, complementa.
O governador em exercício, Orlando Pessuti, frisou a importância do foco do tema sustentabilidade nas exportações. “Precisamos ampliar o comércio exterior de forma sustentável, e eventos como este com rodadas de negócio são fundamentais porque constroem políticas bilaterais com parcerias e trocas de informação. No Paraná a crise chegou tarde e foi embora cedo, e isso é comprovado pelos números da economia nacional.
As nossas políticas de incentivo aos pequenos e médios empresários nos garante crescimento econômico, mesmo em um momento de adversidade econômica, e vemos nossos empresários dispostos a alavancar seus negócios”, salienta Pessuti.
“É de fundamental importância o apoio da Secretaria e das entidades empresariais aos micro e pequenos empresários para a sua inserção no mercado internacional, e é em função disso que a Secretaria em parceria com essas entidades promoveu durante os últimos sete anos missões empresariais para os países do MERCOSUL, e também para alguns países da Europa, do Oriente e da América do Norte, e ainda recebeu missões empresariais desses mesmos países. Sempre contando com a presença do empresariado, principalmente dos micro e pequenos que tiveram a sua primeira oportunidade de participar de rodadas de negócios com esses novos mercados”, comenta o secretário de Estado de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho.
A empresária do município de Peabirú, Maria José do Nascimento, participou de todos os painéis do Seminário e ficou otimista com as oportunidades de negociação com os países participantes. “É um momento importante para buscarmos conhecimento e ver de que forma posso abrir as portas do comércio internacional para os meus produtos, e dentro desse contexto de negócios não tem como não se preocupar com as questões ambientais e sociais”, confessa a empresária do segmento de produtos elétricos.
Os representantes dos países que apresentaram seus mercados durante o Seminário também destacaram a importância dos paranaenses conhecerem o potencial que os seus produtos podem ter em outros países. “É uma oportunidade de intercambio de negócios não só entre os países, mas com empresários, entidades e com universitários que são a nossa inovação tecnológica e de pesquisa”, destaca Roberto Colliva, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria PR-SC.
O público pode interagir com os painéis. O secretário geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, respondeu a platéia que o questionou sobre as oportunidades de comércio com este bloco de países. “São muitas oportunidades que podem vir a se tornar negócio com os empresários paranaenses como o segmento de autopeças, móveis e agroindústria”, complementa.
“Este é o segundo seminário que participo e em poucos meses posso ver a evolução das negociações e da aproximação dos empresários paranaenses com a Rússia. A Faciap desenvolve um trabalho intensivo pelo fomento das atividades comerciais internacionais”, comenta Valentin Myagkov.
Assessoria de Imprensa Faciap
Fonte: