(45) 3321-1449

Oeste reflete sobre como superar as limitações na área energética

segunda, 30 de junho de 2025

CACIOPAR

O Oeste é uma das regiões que crescem acima dos índices nacionais e os investimentos em infraestrutura não acompanham essa velocidade, o que acaba por gerar dificuldades em várias áreas. Uma delas está no fornecimento de energia elétrica, com constantes quedas no abastecimento tanto na cidade como no interior. Esse foi um dos assuntos da reunião empresarial da Caciopar no último sábado na Acima, a Associação Comercial e Empresarial de Matelândia.
Cerca de cem empresários e líderes de setores estratégicos participaram do encontro, entre eles o prefeito Gabriel Cadini, o presidente da Câmara de Vereadores Lucas Cadini e o presidente do POD, Alci Rotta Júnior. Felipe Ferreira, vice coordenador da Câmara Técnica de Energias do Programa Oeste em Desenvolvimento, passou algumas informações que ajudam a compreender o cenário na região. De 1997 a 2023, o Oeste cresceu 234%, um dos maiores índices do País, e os investimentos em infraestrutura e logística nem de perto se aproximaram disso. “Avançamos mais do que a infraestrutura consegue acompanhar”.
O clima também contribui para acentuar os desafios. O ano de 2023 foi o mais quente do planeta, o que aumentou o consumo de energia. O caos climático também se reflete em eventos, como os 19 temporais que atingiram áreas diferentes do Oeste nos últimos dois anos e meio. Felipe falou da geração distribuída, seus benefícios e desafios, e de sugestões para mitigar problemas. O gerente de Operações de Campo na região Oeste da Copel, Carlos Eduardo Galina, citou alguns investimentos da empresa para melhorar o atendimento aos usuários. 
Galina destacou a implantação de novas e ampliações de subestações, inclusive no Oeste, de redes de alta tensão e de novas linhas e dos desafios de atender áreas muito arborizadas, uma ameaça constante à integridade das redes. O gerente informou sobre o Programa Rede Elétrica Inteligente, que faz do Paraná pioneiro na utilização de novos medidores. Serão dois milhões instalados em todo o Estado e essa meta já foi 73% alcançada. Os investimentos ultrapassam os R$ 3 bilhões, parte substancial disso no Oeste, afirmou Galina. O consumidor, conforme Felipe Ferreira, também pode ajudar a partir do consumo consciente e do compartilhamento de dados com a distribuidora. A meta agora será mapear toda área rural da região, principalmente para ações preventivas.

Energia
Diante da importância da energia para o desenvolvimento, a Fiep realiza várias ações para entender e contribuir para melhorias no cenário estadual. O Coordenador Estadual  dos Conselhos Regionais da Federação, Rafael Amaral, aprofundou o tema na reunião da Caciopar. Ele falou de oficinas, debates e definição de ações com foco em qualidade e eficiência energética. Há algumas vitórias em curso, como a criação de uma superintendência junto à Secretaria de Planejamento, para gestão energética, e da implantação, na Copel, de um setor específico para atender grandes consumidores. Um convênio entre as duas instituições (Copel e Fiep) vai mapear demandas planejadas pelas empresas.

Pedágio
Na reunião conduzida pelo presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe, Rafael abordou também o tema Observatório dos Pedágios. Trata-se de uma plataforma pela qual usuários, imprensa e líderes poderão acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece sobre a nova concessão dos pedágios nos lotes rodoviários do Paraná. Pelo Observatório, será possível ver o fluxo e até utilizar uma calculadora que permite saber quanto se pagará de tarifas. Com o uso de IA, o acesso às informações disponíveis é intuitivo, fácil e preciso. 
Uma das principais contribuições da ferramenta, conforme Rafael, é poder acompanhar em detalhes o que está previsto no contrato e o andamento das obras. O foco é dar transparência e garantir que o que foi acordado saia realmente do papel. Rafael deu exemplos práticos de como utilizar e potencializar o uso da plataforma. Saiba mais acessando o link https://observatoriodospedagios.org.br/mapa-de-obras   e o Vídeo - Observatório dos Pedágios _ FIEP
Durante a reunião, os presentes também aprovaram moção para que a Caciopar cobre autoridades e entidades pela instalação do Batalhão da PM em Medianeira. Houve homenagens a ex-presidentes e espaço para apresentação de cases da Acima e da Micro 01 da Coordenadoria.

Crédito: Assessoria

 

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos