(45) 3321-1449

Vinte e duas Aces participam de reunião do Conselho Deliberativo

segunda, 25 de agosto de 2025

CACIOPAR

Vinte e duas das 45 associações representadas pela Caciopar participaram, no sábado, em Lindoeste, da segunda reunião do Conselho Deliberativo da Coordenadoria na gestão 2025/2026.

 
Além de presidentes e vices de Aces, a reunião foi prestigiada por autoridades, entre elas o prefeito Sílvio Santana, o presidente da Câmara, Vanderlei da Fonseca, e o gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein.


Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do Deliberativo, ex-presidente da Acimacar, de Rondon, Paulo Grenzel. Paulo e a presidente da Acelin, Alessandra Michele Guelere, deram boas-vindas aos presentes. “A participação de todos vocês é a garantia do contínuo fortalecimento de um movimento dinâmico e democrático, capaz de transformar as regiões alcançadas”, destacou Grenzel. E o presidente da Caciopar, Reni Fernande, complementou: “Construir um futuro melhor a todos é compromisso de quem empreende e realiza”.

ESG e Certificação
Depois dos projetos da Ace anfitriã, as duas principais pautas do encontro foram apresentadas pela engenheira ambiental Bruna Saara e pela consultora Iraci Mataczinski. Bruna falou sobre o ESG, uma metodologia em expansão em todo o mundo e que define uma nova e ampla abordagem na relação das pessoas, empresas e instituições com o meio ambiente e o planeta. Iraci, por sua vez, comentou sobre um programa de certificação, da Faciap, em execução desde 2017 e criado com a finalidade de profissionalizar processos e gestão de associações empresariais que nesta edição 2025/2026 terá inovação e ESG como novos eixos. Na gestão 2023/2024, durante o Congressso da Caciopar, a Coordenadoria assinou com o Sebrae Oeste parceria para a gradual inserção do ESG na gestão das associações empresariais do Oeste. Um cronograma foi estabelecido, sendo esta reunião parte do mesmo, com a sensibilização de presidentes e vices ao tema ESG. Para 2026 novas ações já estáo previstas. 


Presidente das Coordenadorias da Faciap, Reni Fernande fez um relato detalhado sobre os temas mais importantes debatidos nos últimos meses. Ele destacou a colaboração da Federação, em diálogo com o Governo do Estado, no encerramento de uma polêmica que vinha afetando livrarias em todo o Estado e também sobre ações com foco em programas de energias renováveis e de comunicação 5G. Além do Conselho de Coordenadorias, esses assuntos orbitam o CAD, Conselho de Administração da Faciap, atualmente presidida pelo oestino Flavio Furlan.

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos