Fundada em abril de 1960, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Paraná) foi uma das primeiras do Brasil a se integrar às normas da gestão da qualidade segundo os conceitos mais rigorosos e reconhecidos do mundo. Ela é uma das poucas no País a contar com o sistema integrado da qualidade, formado pelas ISOs 9.001 e 14.001. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a entidade foi submetida à primeira auditoria externa de manutenção da recertificação obtida em 2013.
Os trabalhos de análise dos procedimentos definidos no cronograma foram feitos pelo auditor José Virgílio Camara Garcia, que presta serviços à BSI, a maior certificadora de processos de qualidade do mundo. A manutenção da certificação nos sistemas ISO 9.001 e ISO 14.001 foi assegurada por mais um ano. A próxima auditoria externa já está agendada, será em fevereiro de 2015.
O anúncio da manutenção ocorreu sem que a Acic tivesse qualquer registro de não conformidade. “Estar adequado às detalhadas regras da ISO contribui para avanços importantes à entidade, que desde o início do seu trabalho pautou-se pela vanguarda e pela excelência na defesa dos interesses da livre iniciativa”, segundo presidente da Acic, o empresário e corretor José Torres Sobrinho. A associação comercial obteve a certificação ISO 9.001 no ano de 2001 e a ambiental, ISO 14.001, em novembro de 2010.
Além de investimentos em estrutura, a integração de diretores e de colaboradores às exigências das normas levou a mudanças culturais profundas. “O foco contínuo é a organização, a qualidade e o resultado por meio da uniformização dos serviços e os resultados são muito bons”, conforme Torres. Para se adequar às solicitações da ISO 14.001, a Acic precisou investir na modernização dos monitores de cerca de 50 computadores, em sistemas inteligentes de iluminação, em torneiras que abrem e fecham automaticamente e na instalação de coletores de materiais recicláveis, pilhas e baterias.
Ao mesmo tempo em que acompanha tendências corporativas internacionais, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel também economiza. As mudanças feitas levaram ao melhor aproveitamento de materiais de escritório, ao combate ao desperdício e também há a economia de até 10% ao mês nas faturas de água e energia elétrica.
Legenda
O auditor José Virgílio e a responsável pelo monitoramento do sistema de qualidade da Acic, Ana Paula Godinho Casarotto
Fonte: