(45) 3321-1449

Acimacar

sexta, 26 de agosto de 2016

Acimacar reúne deputados estaduais para apresentar reivindicações.

Em encontro histórico, Acimacar reúne deputados estaduais para apresentar reivindicações em infraestrutura para região Oeste

As expectativas em torno das reivindicações em infraestrutura e logística para o munícipio e arredores são positivas após reunião realizada na manhã de sexta-feira (26), com os deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch e José Carlos Schiavinato, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).

No encontro estavam reunidos empresários, lideranças políticas regionais como os prefeitos de Marechal Rondon, Pato Bragado e Mercedes, representantes de Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste, lideranças policiais do Batalhão de Fronteira, Rodoviária Estadual e Federal, presidentes das Associações Comerciais e da Coordenadoria das Associações e parte da sociedade organizada para a discussão e conversa com os deputados.

O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, abriu a reunião e expôs aos participantes e deputados as preocupações em torno da necessidade de agilizar os processos para a construção dos Contornos Sul e Oeste, a instalação de sede própria para o Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron) e ainda a construção da terceira pista, acostamento e recape da PR-495 e PRC-467, trecho entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.

Segundo as lideranças presentes, as solicitações são pertinentes para dar continuidade ao desenvolvimento da região e proporcionar à região Oeste maior crescimento e integração.

O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, destacou que a região Oeste concentra seis das maiores cooperativas do Paraná e necessita de transformações e mais investimentos que permitam potencializar a região.

“Temos um PIB de aproximadamente R$ 40 bilhões, um valor de grande expressividade, somos uma região privilegiada em termos de produção, entretanto nos falta infraestrutura para atender a demanda e ampliar nossa produção. Estamos confiantes de que os deputados têm os instrumentos e os meios para nos atender e elaborar projetos e então, entrar na pauta e alcançar esses recursos o quanto antes para essas obras. Queremos contribuir e encontrar soluções, este é o papel das Associações Comerciais”, pontua.

Para o deputado Ademir Bier essas e outras obras são importantes para a região, porém o momento delicado do país gera cautela na destinação de recursos. Na opinião do deputado, as três bandeiras apresentadas são, sem dúvida, fundamentais. “Somente a construção da terceira pista no trecho de Pato Bragado à Rondon não é suficiente. Essas três obras precisam ser realizadas para que haja uma integração e uma solução definitiva para nossa região.”

De acordo com o deputado Elio Rusch, sobre o trecho da PR-495 e PRC-467, o próximo passo será a elaboração de um levantamento para entender o volume do tráfego e assim, pensar a melhor maneira para a execução da obra.

“Sabemos que é uma necessidade tremenda para escoar a produção e favorecer os empresários e a região, que só tem a ganhar com a atuação do agronegócio. Creio que ainda neste semestre será possível realizar este estudo para verificar a viabilidade de transformações no trecho. O poder público precisa ser parceiro de uma região que gera renda como a nossa, queremos ser mais competitivos naquilo que produzimos e agregar ainda mais valor ao trabalho. Essa instabilidade pela qual passa o país complica a destinação de recursos, mas seremos parceiros para lutar por essas três reivindicações.”

O parlamentar José Carlos Schiavinato, avalia o potencial do Oeste como destaque do Estado e entende que para haver rapidez nesses processos é importante a união das forças regionais e um bom planejamento.

“Precisamos ousar mais e ser dinâmicos em nossas ações. Os Contornos são importantes, assim como a sede do BPFron e a transformação do trecho de Pato Bragado e Rondon. Porém, precisamos pensar em desenvolvimento integral, em conjunto, lutar pelas mesmas causas, nos unir para que seja mais fácil obter essas ações. É preciso um planejamento correto e que gere facilidades para o desenvolvimento do setor produtivo Oeste. Hoje, somos referência, o Norte do Estado vem buscar soluções aqui e queremos avançar mais porque temos potencial e força.”

Schiavinato também ressaltou que gostaria de se envolver e cuidar da parte técnica do projeto de estudo para a construção da terceira pista na PR-495.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Bragado (Acibra), Reinaldo Scherer, acredita que a reunião foi acima da expectativa com o comprometimento dos três parlamenteares. “Agora precisamos dar um prazo para eles e esperar esses investimentos, a esperança é que não caia no esquecimento essa iniciativa e que as divergências politica e empresarias não limitem as ações. As empresas querem e têm muito para investir aqui, mas precisam que existam condições básicas de logística para não migrarem da região. Temos que nos unir pelo mesmo objetivo e priorizar essas ações”, afirma.

Para o presidente da Acimacar, o encontro, histórico, foi positivo e eficaz para apresentar as necessidades dos municípios para um avanço regional.

“Um encontro nunca antes realizado que representa a região Oeste e que abre as possibilidades para o atendimento das nossas reivindicações. Mesmo com um momento econômico não favorável, acredito que a união de forças políticas e a voz das associações comerciais, municipais, empresariais e a própria comunidade convergem para mudanças em nossa região”, conclui.







Assessoria de Imprensa Acimacar
Amanda Camargo
Jornalista MTB/9895
Agência Promove Propaganda


Fonte: Crédito: Divulgação

Galeria de Fotos