Elias Zydek assume presidência do Sindileite Paraná
quinta, 28 de agosto de 2025
Frimesa
Na tarde desta terça-feira (26), o Presidente Executivo da Frimesa, Elias José Zydek, assumiu a presidência do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Paraná (Sindileite) para o quadriênio 2025-2028. A nova diretoria conta ainda com Armando Carvalho Filho como secretário e Guilherme Portela como tesoureiro, sendo eleita em votação pelos membros do Sindicato.
A cerimônia teve a presença de diversas lideranças e autoridades, como o vice-governador do Paraná, Darci Piana, os Secretários Estaduais de Agricultura (Márcio Nunes) e Fazenda (Norberto Ortigara), o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), João Alberto Soares de Andrade e o Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Zydek ressaltou a importância da presença das entidades na cerimônia e reforçou que elas serão fundamentais no apoio aos trabalhos do Sindicato “Muitas entidades vão fazer parte do trabalho no dia a dia do Sindileite. Isso é uma demonstração que eles estarão nos apoiando nos grandes desafios que a cadeia de leite terá nesses três anos de nosso mandato. São desafios de custo de produção, modelo de atividades na propriedade, de sanidade, infraestrutura, varejo, comércio e, principalmente, no trabalho com os órgãos do governo em termos de legislações”.
Elias Zydek assume a liderança do sindicato sucedendo a Wilson Thiessen, que comandou a entidade por sete mandatos e foi um grande promotor do cooperativismo no Paraná. Thiessen faleceu no dia 7 de julho e teve uma parte da cerimônia de posse dedicada à sua memória.
Ao assumir a nova função, Elias traçou as principais metas para o futuro. Ele também ocupa o cargo de delegado representante, ao lado de Armando Carvalho Filho. "Temos muitos desafios, mas acredito que a principal ferramenta para atingir nossos objetivos é a integração", comentou. "Vamos trabalhar muito para fortalecer a cadeia do leite, que é historicamente muito importante para o Paraná, unindo produtores e indústrias de produtos lácteos."
Com atuação no estado desde 1932, o Sindileite ajuda no apoio e na integração de produtores e indústrias do estado, além de auxiliar na implementação de políticas públicas relacionadas ao consumo de produtos lácteos. A eleição do Presidente Executivo da Frimesa demonstra o crescimento da cooperativa no ramo lácteo, sendo a 11ª maior indústria de leite do Brasil e a 2ª maior do Paraná, tendo capacidade de processar 850 mil litros de leite por dia em suas três unidades lácteas, localizadas em Marechal Cândido Rondon, Matelândia e Aurora (SC), integrando mais de 1900 produtores de leite de suas cooperativas filiadas e empregando mais de 12 mil colaboradores.
Galeria de Fotos