(45) 3321-1449

Acime

quinta, 09 de junho de 2016

Medianeira dá mais um passo para ter conselho de desenvolvimento.

Presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Medianeira e da Caciopar, Lucas Ghellere e Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, respectivamente, assinaram na quarta-feira termo de compromisso para a criação de um conselho de desenvolvimento econômico no município. O de Medianeira é um dos seis em fase de estruturação na região Oeste e integra o planejamento estratégico da Coordenadoria, reafirmado pela gestão de 2016/2018, sob a presidência de Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.
A criação dos novos conselhos toma como referência estruturas mais antigas e que funcionam com sucesso em seus respectivos municípios, em Maringá e em Foz do Iguaçu. A função dessa ferramenta é de contribuir para refletir, para priorizar e para criar estratégicas que possam conduzir uma comunidade a avanços nas mais diferentes esferas, sociais, econômicas, de mobilidade e ambientais, entre outras.
Com a assinatura do termo, entidades organizadas de Medianeira passam a concentrar forças para vencer novas fases na estruturação e funcionamento do Conselho. Também estão em estruturação os conselhos de Cascavel, de Marechal Cândido Rondon, de Santa Helena, de Quedas do Iguaçu e de Pato Bragado.
Com instrumentos como esse, de acordo com Leoveraldo, que é de Santa Helena, as comunidades têm a oportunidade de pensar no futuro que esperam e desejam alcançar de forma ainda mais participativa e estruturada. “Todas as forças organizadas locais, juntamente com prefeitura, câmara e outros órgãos públicos, passam a trabalhar unidas pela construção de uma sociedade ainda melhor”, define o presidente da Caciopar.

Entorno
O encontro de quarta-feira na Acime em Medianeira contou com a presença também de diretores e líderes dos municípios da microrregião - Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. Eles priorizam cinco ações que passam a ser otimizadas: criação dos respectivos conselhos de desenvolvimento, observatórios sociais, consciência política, desenvolvimento endógeno (criação e fortalecimento de cadeias produtivas locais) e retomada dos debates pela reabertura da Estrada do Colono.

Fonte: Crédito: Acime

Galeria de Fotos