Acipa
terça, 29 de novembro de 2016
Conselho Gestor faz prestação de contas e mostra que novo modelo da Expo Palotina deu certo
EVENTO
A edição 2016 da Expo Palotina, a primeira promovida por meio de uma parceria envolvendo entidades públicas e privadas, apresentou resultados positivos. A avaliação foi feita durante prestação de contas do Conselho Gestor, realizada nesta segunda-feira, dia 28, em encontro promovido na Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa). A prestação de contas foi conduzida pelo presidente do conselho, Marcos Frazão, e reuniu representantes das entidades parceiras, patrocinadores e imprensa. Segundo Frazão os resultados obtidos já eram esperados e a expectativa é de que a Expo Palotina evolua, se consolidando cada vez mais neste novo formato em que foi organizada. Um número que chamou a atenção é que em relação à festa realizada no ano passado, por exemplo, neste ano a Expo Palotina teve uma redução na ordem de 46% de recursos públicos aplicados para sua realização. Por outro lado, foi registrada uma sobra de R$ 82 mil que ficará em uma conta capital, cujos recursos serão utilizados no evento do ano que vem. Outro ponto positivo é que várias entidades envolvidas também puderam obter receitas com a realização da Expo Palotina. Segundo Marcos Frazão, o objetivo é que em quatro anos a festa se torne autossustentável, não necessitando de recursos públicos para sua realização. “Neste formato a Expo Palotina vai evoluir, necessitando cada vez menos de recursos públicos. O município poderá investir na infraestrutura do parque, melhorando suas condições e tornando a festa ainda melhor”, destacou Marcos ao frisar que a Expo Palotina foi marcada pela valorização do que o município possui de melhor que é a educação, cultura e o agronegócio. “Isso foi evidenciado nesta festa. Mostramos para toda a região as nossas potencialidades. Este é o objetivo principal da Expo Palotina”, frisa.
Satisfação – Durante a prestação de contas Marcos apresentou uma pesquisa feita com expositores. Cerca de 75% aprovou a festa nos moldes em que foi realizada e a maioria sinalizou ter intenção de voltar a expor no próximo ano. Também foi destacado pelo Conselho Gestor que os preços praticados com alimentação, bebidas e até mesmo no Parque de Diversões ficaram bem abaixo do que aqueles cobrados em festas de outros municípios da região. “A junção de entidades, nesta parceria público-privada, é que possibilitou que isso acontecesse”, observa.
Após a prestação de contas o presidente do Conselho Gestor agradeceu a todos os parceiros, especialmente a Prefeitura Municipal que prestou total apoio garantindo a infraestrutura para que o evento fosse realizado. “Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, desde os colaboradores da Acipa, servidores públicos, patrocinadores, expositores, a imprensa e a população que acreditou neste projeto. A Expo Palotina vai evoluir e será ainda melhor”, acrescentou.
A reunião de prestação de contas contou com a presença ainda do presidente da Sociedade Rural, Gerson Araldi; prefeito Jucenir Stentzler; vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum; presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Celso Vilela; secretários municipais; vereadores e imprensa.
Nos próximos dias o Conselho Gestor deve se reunir para iniciar o planejamento da Expo Palotina 2017. Na oportunidade deverá ser eleita a nova diretoria para organizar a festa.
Atrativos – A Expo Palotina foi realizada de 27 a 30 de outubro e foi marcada por inúmeras atrações que envolveram o público local e regional no Parque de Exposições João Leopoldo Jacomel. Três grandes shows foram realizados na Arena Principal: Milionário e Marciano; Thaeme e Thiago e João Bosco e Vinícius. Em todos dias da festa os visitantes puderam conferir exposição comercial, industrial e de animais, além de Parque de Diversões, praças de alimentação e apresentação de valores locais em dois espaços: o Palco Cultural RPC e o Espaço Educação e Artes, organizados com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Para realizar a Expo Palotina, o Conselho Gestor contou com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, C.Vale, Sicredi, RPC, Sanepar, Governo do Estado, Itaipu Binacional, Cerpa, O Frasson, Vendrame Engenharia, Trevisan Equipamentos, Grupo Santo Antônio, Farmácia São Vicente Pallotti, PG Tur, MCL Peças Agrícolas, V.Brondani e Loja Catarinense.
Galeria de Fotos