ACIT
quarta, 07 de março de 2018
Acit faz adequações no estatuto, amplia setores e cria nova diretoria
Em assembleia extraordinária, realizada na manhã de quarta-feira (07), foram efetuadas alterações do Estatuto Social da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). A apresentação das alterações propostas foi feita pelo assessor jurídico Ruy Fonsatti Jr., que implicam em adequações internas para o funcionamento da entidade, as quais foram aprovadas.
Conforme o presidente da Acit, Flávio Furlan, as alterações no Estatuto foram necessárias para dar segurança jurídica à entidade, em termos fiscais, bem como na prestação de serviços aos associados e ainda pela necessidade de atualização quanto à composição da Diretoria Executiva. “Foram pequenos ajustes para nos adequarmos às necessidades. O Estatuto da Acit foi elogiado recentemente, em evento da Confederação Nacional das Associações Comerciais do Brasil, indicado como referência a ser seguido pelas Federações das Associações nos estados. Para nós, este é um reconhecimento importante e demonstra o quanto nos preocupamos em manter nossas ações dentro da legalidade”, explica o presidente.
As mudanças mais significativas dizem respeito à constituição da Diretoria Executiva, em que foi aprovada a extinção da Diretoria de Informações Cadastrais e da Diretoria da Mulher Empresária e Executiva. Foi alterada a denominação da Diretoria de Feiras e Eventos para Diretoria de Feiras, Eventos e Turismo e criada a Diretoria de Tecnologia e Inovação.
Segundo Flávio Furlan, as duas diretorias foram extintas porque houve o entendimento de que não havia mais necessidade de mantê-las. A área de Informações Cadastrais passa a fazer parte da pasta de Produtos e Serviços.
Quanto a segunda pasta extinta, salienta que a mulher empresária não está perdendo espaço, já que existe o Núcleo da Mulher Empresária. “Com a criação do Núcleo da Mulher Empresária ampliou-se a participação das mulheres, que buscam o seu fortalecimento enquanto empresárias e participam ativamente do movimento associativista”, frisa.
Ainda foi criada a pasta de Tecnologia e Inovação, uma área que precisa receber maior atenção, em razão dos desafios de crescimento que se apresentam na atualidade e a ampliação da pasta de Feiras, Eventos e Turismo. “Ampliamos esta pasta para que possa contribuir com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já que o fomento ao turismo também faz parte dos objetivos da nossa Associação”, justifica o presidente.
Além disso, foram feitas algumas adequações na formatação do Conselho Maior, que deixa de ter um presidente estatutário. “Na verdade, todos os ex-presidentes são conselheiros natos da Associação e entendemos que não deveria haver hierarquia entre eles, os quais que já dedicaram boa parte de sua vida em prol da entidade”, afirma.
Outras alterações
Dentre as alterações estão também as questões de convocação de reuniões da Diretoria Executiva, Conselho Maior e assembleias; substituições e representações do presidente e vice-presidente; assinaturas de correspondências oficiais; exclusão e reintegração no quadro social; adequações quanto aos serviços da Arbitrat, entre outras.
Galeria de Fotos