(45) 3321-1449

Caciopar

quarta, 29 de março de 2017

Caciopar passa a ter suporte de quatro microrregiões

O encontro empresarial da Caciopar no sábado, 25, na Acimacar em Marechal Cândido Rondon lançou oficialmente um projeto que redefine a geografia empresarial do Oeste. A região foi organizada em quatro microrregiões que passam, devido à sua proximidade e similaridade, a debater aspectos ligados a desafios estruturais, organizacionais e de desenvolvimento.
O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, informa que esse é um avanço que fará bem ao conjunto de toda a região. “Por estarem próximas, podem se unir, debater e priorizar ações que são relevantes às suas comunidades”, disse Leoveraldo, que é de Santa Helena.
Cada uma das quatro microrregionais tem um diretor da Caciopar na coordenação. Dessas, duas já definem as suas primeiras estratégias. Elas estão assim organizadas: Microrregional 1, que tem o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Caciopar, Lucas Ghellere, de Medianeira, como coordenador, é formada pelas cidades de Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.
A Microrregional 2, que tem a segunda vice-presidente da Caciopar, Sueli Barbiere da Silva, que é de Assis Chateaubriand na coordenação, compreende Assis, Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaíra, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina, Terra Roxa e Tupãssi. As outras duas, microrregionais 3 e 4, acabam de ser lançadas e a partir de agora darão início às atividades. A terceira é coordenada pelo segundo vice-presidente da Indústria da Caciopar, Reinaldo Scherer, que é de Pato Bragado, e engloba as associações de Entre Rios do Oeste, Marechal, Mercedes, Maripá, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, São José das Palmeiras e Toledo.
Já a quarta, que tem o segundo vice-presidente do Comércio na coordenação, Reni Felipe Fernande, de Quedas do Iguaçu, conta com Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná. A ideia é também contar com Aces âncoras para dar suporte às microrregiões, são elas: Medianeira, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon e Cascavel.
Os grupos seguirão uma metodologia padrão, no entanto levarão em consideração peculiaridades da sua microrregião. As etapas a serem vencidas são: tomar conhecimento das ações da Caciopar, entender o funcionamento dos Conselhos de Desenvolvimento, dos Observatórios Sociais e do Programa Oeste em Desenvolvimento e, por fim, realizar o planejamento estratégico.
Cada grupo vai prestar contas das suas ações no fim de cada gestão da Coordenadoria para que a partir de então novas etapas possam ser vencidas. “Essa formatação também permitirá acelerar essas ferramentas de participação imprescindíveis para a construção de comunidades ainda melhores”, diz Leoveraldo de Oliveira.


Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos