(45) 3321-1449

Caciopar

segunda, 12 de setembro de 2016

Conselhos vão ajudar a organização do crescimento

Com o êxito dos conselhos de desenvolvimento de Maringá e de Foz do Iguaçu, a Caciopar decidiu incluir incentivos à formação de novos como um dos pontos centrais do planejamento da gestão sob o comando do então presidente Sergio Antonio Marcucci, de Marechal Cândido Rondon. Durante os anos de 2014 e 2015 até a metade de 2016, um novo grupo de municípios decidiu constituir seus conselhos.
Cascavel, Rondon, Pato Bragado, Medianeira, Santa Helena e Quedas do Iguaçu já cumpriram várias das fases iniciais do projeto e começam a organizar e a mostrar para as suas comunidades os benefícios desse modelo de união. Alguns estão em fase final de estruturação e outros já têm leis municipais aprovadas. “Essa é uma construção fundamental para que a sociedade, por meio de suas entidades e poder público, possam definir metas, priorizá-las e escolher como colocá-las em prática”, diz o vice-presidente da Caciopar, Danilo Vendrúsculo.
No fim de semana, Palotina confirmou seu desejo de começar a trabalhar pela estruturação do seu conselho. Com esse gesto, um novo grupo de cidades começa a se mobilizar com o mesmo propósito – Assis Chateaubriand, Guaíra, Jesuítas e Nova Aurora. “Não podemos ter medo de optar pelas ações com foco no bem-comum, porque o tempo se encarregará de mostrar quem são os nossos verdadeiros aliados. E isso não ocorre de uma hora para outra, exige trabalho, dedicação e muita perseverança”, diz Danilo, um dos líderes que ajudaram a tirar o Codefoz, de Foz do Iguaçu, do papel.

Mapeamento
A partir de agora, a Caciopar passará a mapear quais são as cidades da região que têm interesse em constituir seus conselhos. A Coordenadoria municiará suas estruturas microrregiões a incentivar e a detectar os novos candidatos e então facilitará o acesso às informações e às ferramentas já disponíveis para que as etapas possam ser devidamente cumpridas. A primeira delas é a de sensibilização, que se seguirá pela elaboração de projeto de lei, discussão e aprovação na Câmara de Vereadores e então pela sanção por parte do prefeito.
Depois, a sociedade organizada definirá as formas de custeio, planejamento e metas que deverão ser priorizadas. A articulação envolve todos em um interesse comum, de trabalhar e de se doar por um futuro melhor, mais justo e próspero a todos, conforme o vice-presidente Danilo Vendrúsculo, que foi o primeiro presidente do Codefoz.

Legenda

Encontro fim de semana em Palotina que decidiu pela criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos