Caciopar
quinta, 23 de novembro de 2017
Missão técnica leva representantes de 14 cidades para Santa Catarina
Diretores, executivos e colaboradores de 13 associações comerciais da região oeste embarcam na terça-feira, 28, para viagem técnica a Florianópolis, a capital de Santa Catarina. O número representa quase 30% das 46 associações do Oeste do Paraná representadas pela Caciopar, coordenadoria que é a porta-voz dos empresários de uma das regiões que mais trabalham e produzem no País. Representantes de uma 14ª cidade também participarão da comitiva, de Laranjeiras do Sul, cidade do médio-centro-oeste paranaense.
Os municípios da região Oeste representados na caravana são: Santa Helena, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, Foz do Iguaçu, Palotina, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Cafelândia, Cascavel, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu. A finalidade da missão é conhecer entidades de classe, associações e até a estrutura de um parque tecnológico. “As 46 pessoas que confirmaram presença na missão vão agregar novas informações e saberes ao seu cotidiano”, diz o presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.
A Coordenadoria elaborou um cuidadoso roteiro de visitas para que os resultados sejam os melhores. Os integrantes vão conhecer a Facisc, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, entidade com 45 anos de atuação e a maior do sistema empresarial voluntário do Estado. A capilaridade e a diversidade de setores produtivos que ela representa são alguns dos seus principais diferenciais. A Facisc representa um universo de 34 mil empresas, que são filiadas a 146 associações comerciais.
A comitiva também conhecerá a Aemflo, a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis. Devido a mudanças no perfil socioeconômico e cultural do município, empresários perceberam a necessidade de constituir uma associação para compartilhar experiências e buscar soluções a desafios comuns. Assim, em 1984, surgiu a Aedis (Associação Empresarial do Distrito Industrial de São José), o ponto de partida da Aemflo, que alcança toda a região metropolitana da capital. Além da troca de experiências, ela promove capacitações e treinamentos com foco na gestão e avanços às suas associadas.
O roteiro da viagem inclui também parada na Acif, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, entidade que tem por missão representar e integrar a classe empresarial da capital. A entidade possui seis regionais, que compreendem os bairros de Canasvieiras, Centro, Continente, Ingleses, Lagoa da Conceição e Sul. A Acif conta atualmente com cerca de quatro mil empresas, dos mais diversos portes e ramos, como associadas. A entidade foi fundada em 1915, o que faz dela uma das mais antigas e tradicionais do País.
Parque tecnológico
Uma das visitas mais aguardadas pelos membros da caravana do Oeste a Florianópolis é o Sapiens, parque tecnológico criado em 2002 para ser um ambiente voltado à inovação e à multiplicação de novos conhecimentos. Somente o poder público já investiu R$ 300 milhões para fazer a estrutura funcionar e alcançar os seus objetivos. O volume em investimentos privados já ultrapassa os R$ 150 milhões. A projeção a curto prazo é de que o parque tenha 25 mil trabalhadores em inúmeras empresas de ponta. O retorno da comitiva ao Paraná será na quinta-feira.
A missão técnica da Caciopar tem apoio da Itaipu Binacional e do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Crédito: Divulgação
Galeria de Fotos