Caciopar
sexta, 23 de dezembro de 2016
Caciopar agradece Beto e deputados por retirar artigo 3º da lei do fracking
O Paraná aprovou recentemente
uma lei que fala sobre o fracking e outras formas de exploração de riquezas no
subsolo. Além de vários apontamentos e orientações, a matéria tratava
superficialmente sobre alguns aspectos de estudos e exploração. Embora o fracking
esteja impedido por dez anos em todo território estadual para que estudos e
impactos sejam aprofundados, havia brechas que colocavam o Paraná e suas
riquezas, principalmente agropecuárias, em risco.
Diante de cobranças e posicionamentos de diversas entidades organizadas, inclusive da Caciopar, a Assembleia Legislativa do Paraná, com anuência do governador Beto Richa, vetou o artigo terceiro da lei. A medida traz mais segurança ao Estado diante de um assunto tão amplo. Mediante à mudança, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná enviou ofício de agradecimento a Beto e aos deputados. Acompanhe a íntegra do documento, assinado pelo presidente Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.
Cascavel, 23 de dezembro de 2016
Ofício nº 105
Excelentíssimos Senhores Governador e Deputados Estaduais do Estado do Paraná:
Em um país que precisa tanto de desenvolvimento, de empregos e de oportunidades é natural que novas possibilidades de renda e riquezas devam ser consideradas. No entanto, há algumas situações que exigem, mesmo diante dessas circunstâncias, análise madura e serena para que uma decisão correta seja adotada.
Não é de que hoje que a Caciopar, mediante várias consultas e estudos, observa que o fracking não é uma atividade segura. Que o uso de mais de 600 substâncias químicas, muitas delas tóxicas, em vez de riqueza poderiam representar riscos sérios ao meio ambiente, à vida e também à atividade responsável por fazer do Oeste e do Paraná uma referência econômica.
Diante da publicação da lei de número 18.947 no Diário Oficial do Estado, a Caciopar percebe e reconhece a sensibilidade de Vossa Excelência com um assunto tão sério. O veto do artigo terceiro traz mais segurança ao Paraná, ao agricultor e aos mais diversos segmentos econômicos e sociais do Paraná. A restrição aos estudos e à exploração do gás de xisto com uma técnica tão arriscada e prejudicial é fundamental ao presente, mas principalmente ao futuro do nosso Estado.
Obrigado, Vossa Excelência, por essa gesto de amor, de compromisso e, principalmente, de responsabilidade com o Paraná.
Cordialmente,
Leoveraldo Curtarelli de Oliveira
Presidente
Galeria de Fotos