Caciopar
segunda, 11 de dezembro de 2017
Caciopar repudia postura do governo do Paraná que penaliza pequenas empresas optantes pelo simples c
A Caciopar vem a público manifestar seu descontentamento à decisão do governador e da maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado que, na última segunda-feira, votaram a favor do Projeto de Lei nº 557/2017 que vai elevar ainda mais a já absurda carga tributária que pesa sobre as empresas.
A decisão trará impactos severos principalmente nas empresas denominadas de pequenas empresas, onde está a grande maioria dos empregos e que, devido ao atual momento da economia brasileira, sentem com força as consequências econômicas dos desequilíbrios provocados por governantes políticos que, em vez de pensar no País e nos brasileiros, focaram apenas no interesse ideológico de poucos e que em nada corresponde com o desejo e com as expectativas de quem têm direito ao trabalho e a uma vida melhor.
A aprovação desta semana na Alep vai trazer mudanças na cobrança do ICMS, com aumento de impostos a empresas que, mesmo em um particular momento de dificuldades, geram empregos, tributos e desenvolvimento. A falta de sensibilidade do governo estadual e dos deputados que aprovaram a alteração vai custar caro às empresas, aos trabalhadores e também à economia paranaense.
Elevar impostos já é ruim e pior ainda em uma situação tão particular. O aumento da carga em um período de vendas em baixa e de economia ainda oscilante vai representar mais desemprego, inflando ainda mais índices que, em vez de otimismo, trazem apenas desesperança. É uma pena que pessoas que deveriam bem representar e pensar no presente e no futuro das empresas e dos paranaenses ajam de forma tão descomprometida com quem efetivamente gera as oportunidades de emprego e renda no nosso estado.
Os empresários e os trabalhadores, que são aqueles que realmente geram riquezas e movimentam a economia do Estado e do País, não suportam mais uma carga tributária tão elevada e infelizmente tão mal administrada. As pessoas de bem esperam novas atitudes dos políticos, que se mostram movidos por interesses corporativos e vícios que há muito deveriam estar no passado.
Aumentar impostos não atende e não atenderá jamais a expectativa de quem paga a conta de um Estado inchado, ineficiente e pouco conectado com as realidades brasileira e mundial. Os políticos e os governos só voltarão a ser respeitados quando agirem com seriedade, prudência e responsabilidade. Atitudes que se espera de todos que foram eleitos pelo voto popular. A Caciopar lamenta a posição do Governo Beto Richa e dos deputados que, na segunda-feira, votaram contra os reais interesses do setor produtivo, das empresas e dos trabalhadores paranaenses.
Leoveraldo Curtarelli de Oliveira
Presidente da Caciopar
Galeria de Fotos