Caciopar
segunda, 19 de setembro de 2016
Caciopar faz ajuste em ações do planejamento
Diretores da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do
Oeste do Paraná estiveram reunidos, sábado em Marechal Cândido Rondon, para
avaliar e fazer ajustes nas ações do planejamento estratégico elaborado em maio
na Acit em Toledo. Os trabalhos foram conduzidos pelo consultor Juliano
Fuzinatto. Ele apresentou os tópicos e apontou soluções para corrigir e definir
passos para a concretização dos trabalhos priorizados.
Os três eixos centrais do planejamento da gestão 2016/2018 são: desenvolvimento territorial, cultura associativista e prestação de serviços. Há um quarto eixo, que é de gestão, que está sendo trabalho internamente, os trabalhos vão ocorrer nos campos financeiro, de recursos humanos e de processos internos. Para cada um dos três eixos, os diretores definiram metas que deverão ser colocadas em prática até abril de 2018. O gerenciamento do planejamento emprega uma ferramenta de software das mais sofisticadas, que permite a constante atualização das informações e da participação dos atores no processo. O mecanismo possibilita a abertura da macroação e de um conjunto de atividades associadas, bem como cronogramas de execução.
Os ajustes, de acordo com Juliano, buscam indicar com clareza os passos necessários e que devem ser dados para que os trabalhos elencados ganhem velocidade. A atual diretoria prioriza também projetos voltados exclusivamente à profissionalização das associações comerciais e, por consequência, de todo o movimento do associativismo empresarial na região.
Grupos
Os diretores foram divididos em grupos e cada um deles foi posicionado na frente de cartazes com informações detalhadas das ações elencadas. Então, depois de leitura cuidadosa, fizeram análises e contribuíram para mudanças que dão mais dinâmica ao cumprimento de cada projeto. Depois da avaliação dos pontos, os grupos puderam expor sugestões e indicar fases necessárias para que as atividades ganhem corpo e possam a dar resultados na prática.
O envolvimento e a qualidade das contribuições, conforme Juliano, dão mais objetividade e segurança para superar etapas e chegar aos resultados esperados. O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, considera que, além de necessária, a tarefa de ajustar as ações contribui também para integrar e para alinhar os objetivos da Coordenadoria, que representa 46 associações comerciais do Oeste.
(retranca)
Jovens e mulheres empresárias
A reunião da Caciopar no sábado, na Acimacar em Marechal Cândido Rondon, trabalhou também os recém-elaborados planejamentos estratégicos da Caciopar Mulher e da Caciopar Jovem. As definições ocorreram de forma isolada, mas as ações são convergentes e observam os eixos priorizados pela Coordenadoria. Entre elas estão contribuir com o desenvolvimento do território, aproximação com o Programa Oeste em Desenvolvimento, a organização de viagens técnicas e a oferta de cursos e treinamentos. A atual presidente da Caciopar Mulher é Justina Metzner, de Rondon, e da Caciopar Jovem é Michel Becker, de Toledo.
Galeria de Fotos