(45) 3321-1449

Caciopar

sexta, 20 de maio de 2016

Reconhecimento - Beto, Rossoni e PM recebem aplausos por reintegração

Entidades da sociedade organizada de Cascavel e região fizeram na manhã desta sexta-feira, 20, na Amop, a entrega de documentos em apoio à ação de reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu. O documento foi entregue por presidentes de entidades, entre elas Acic, Sindilojas, Sinduscon Paraná Oeste e Caciopar, ao governador Beto Richa, ao secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e ao tenente coronel Washington Lee Abe, da Polícia Militar. “Estamos muito gratos pela determinação deles no cumprimento de mandado judicial que preserva um direito garantido pela Constituição, o da propriedade”, afirma o presidente da associação comercial, Alci Rotta Júnior.
Um reconhecimento em especial foi feito ao secretário Valdir Rossoni que mesmo assumindo a Casa Civil há poucas semanas conseguiu colocar em curso o cumprimento de uma determinação há muito aguardada e cobrada pelas entidades. “O cumprimento rigoroso da lei é indispensável para a construção de uma sociedade mais justa, que obedece limites impostos pela lei e estimula o respeito mútuo”, conforme Alci. As entidades que assinam os documentos entregues a Beto, Rossoni e à PM e à Secretaria de Segurança são CDL, Acic, Amic, Sindicato Rural Patronal, Sociedade Rural do Oeste, Sindilojas, Sinduscon Paraná Oeste. A Caciopar e a Faciap também emitiram cartas em apoio às reintegrações. Acompanhe a íntegra dos documentos:
Entidades apoiam reintegrações
Of. nº
Excelentíssimo Senhor:
Há muito as leis e a Constituição não eram devidamente observadas no Brasil. Aos poucos, percebe-se que as coisas começam a voltar aos seus eixos. Esse ajuste é fundamental para recompor a unidade nacional, já que o respeito às instituições e ao próximo começam pela obediência à legislação.
As entidades que assinam este documento parabenizam o Governo do Paraná pelo cumprimento de determinação da Justiça de reintegração da propriedade Santa Maria, no município de Santa Terezinha de Itaipu, na região Oeste do Paraná. As entidades do setor produtivo não são contrárias à reforma agrária, mas jamais compactuarão com invasões a áreas produtivas e à destruição do patrimônio de terceiros.
Sob comando sério e competente, a desocupação ocorreu sem maiores problemas. Apesar da truculência de alguns dos integrantes do Movimento Sem-Terra, o cumprimento da lei e da ordem prevaleceu. E, importantíssimo, sem feridos. Outro aspecto importante que precisa ser ressaltado é que as reintegrações melhoram a tão cobrada segurança jurídica no que se refere ao constitucional direito à propriedade.
Agora, a expectativa das entidades organizadas e da comunidade é com a reintegração da Araupel, onde há muito o MST promove excessos e desrespeitos.
Cordialmente,
Acic, Amic, Sindilojas, Sinduscon Paraná Oeste, Sindicato Rural Patronal, Sociedade Rural do Oeste e CDL

Caciopar pede respeito à lei
Of. nº
Excelentíssimo Senhor Governador Beto Richa:
A Caciopar e as 46 entidades empresariais que ela representa parabenizam o Governo do Paraná pela competência no cumprimento de mandado de reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Estado.
Há dois meses integrantes do MST invadiram a área, que é produtiva e integra o Corredor de Biodiversidade da Itaipu. Mesmo com diálogo e pedidos de bom-senso, membros do Movimento Sem-Terra degradaram parte do corredor, que é um canal que liga o Parque Nacional do Iguaçu e as áreas de mata ciliar do lago de Itaipu. Eles também destruíram plantações, máquinas e equipamentos da propriedade.
O cumprimento da reintegração é um alento ao setor produtivo e às pessoas que trabalham, pagam seus impostos e respeitam o próximo. Somente a rigorosa observação da Constituição e dos seus preceitos poderá conduzir à construção de um país forte, democrático e soberano.
Parabéns ao governo estadual, à PM e a todos que, de uma forma ou outra, participaram da reintegração da última quarta-feira. Com essa atitude, cresce a expectativa de que outra reintegração igualmente importante ocorra nos próximos dias, a da Araupel, onde os direitos de uma empresa e de seus mais de mil colaboradores têm sido seriamente ameaçados e ignorados.
A Caciopar é uma defensora da legalidade, por isso entende que o cumprimento da lei, acima de interesses individuais ou de pequenos grupos, deva sempre prevalecer. Obrigado.
Cordialmente,
Leoveraldo Curtarelli de Oliveira
Presidente

Faciap também se manifesta em apoio
A Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, vem manifestar apoio ao Governo do Estado pela reintegração de posse da fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.
A invasão de terras fere garantias constitucionais elementares, como o direito à propriedade. Além disso, atrapalha o crescimento econômico das regiões, o que se torna ainda mais preocupante em um cenário de crise em que o país se encontra.
A Faciap parabeniza a Secretaria de Segurança do Estado do Paraná, o Comando da Polícia Militar e o Secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, pelo cumprimento da lei e espera que casos semelhantes em outras regiões do Paraná, em que a justiça já determinou a reintegração de terras invadidas, sejam solucionados da mesma forma. Para que, assim, seja restabelecido o direito de propriedade e com ele preservadas garantias como segurança e integridade a todos os cidadãos paranaenses.
Fonte: Crédito: Divulgação

Galeria de Fotos