(45) 3321-1449

Caciopar

segunda, 12 de setembro de 2016

Planejamento - Caciopar fortalece atuação com microrregionais

Uma das ações mais estratégicas do planejamento da Caciopar para a gestão 2016/2018 é dividir o mapa do Oeste em quatro microrregiões territoriais. A finalidade é incentivar mais entidades a participar dos debates e das soluções sugeridas pelo associativismo empresarial. Juntas, elas terão a oportunidade de debater questões comuns e viabilizar, por meio da constante troca de informações, a criação de conselhos fundamentais para a construção de um futuro melhor e mais organizado, de acordo com presidente da Coordenadoria, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, que é de Santa Helena.
O foco central dos trabalhos das microrregiões é viabilizar a implantação de conselhos de desenvolvimento e o funcionamento e o fortalecimento de observatórios sociais. Elas também trabalharão juntas em campanhas e ações de integração e de incremento econômico do território, ampliando o senso de pertencimento, o que é indispensável para o sucesso de todo o Oeste, conforme Leoveraldo. O processo de estruturação não é trabalho simples e muito menos rápido. Ele depende do envolvimento de todos os atores, das entidades e da superação de etapas por meio de um rigoroso planejamento.

Municípios
A microrregião de Medianeira é formada por mais 11 cidades: Missal, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste. A de Assis Chateaubriand conta com Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaíra, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina, Terra Roxa e Tupãssi. A de Cascavel reúne Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná.
O conceito ainda é tão recente que a própria estruturação territorial e as coordenações poderão ser revistas. A microrregião de Toledo é formada também por Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Maripá, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e São José das Palmeiras. Cada microrregião tem um coordenador, encarregado de receber as orientações da Caciopar e, gradualmente, colocá-las em prática. O coordenador tem assento na diretoria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná.

POD
Além de viabilizar a criação de conselhos municipais de desenvolvimento e de observatórios sociais, as microrregiões terão papel importante também no processo de consolidação do Programa Oeste em Desenvolvimento. O POD reúne as principais forças organizadas da região que buscam, por meio de estudos de cadeias econômicas, da criação de uma base de dados e do planejamento, alçar a região a um novo estágio no seu processo de unidade e de incremento de indicadores. O vice-presidente da Caciopar, Danilo Vendrúsculo, entende que chegou a hora de a sociedade participar ativamente das decisões para o futuro que pretende ter. “Precisamos, juntos, pensar em ações de estado e não de governo”.

--

(box)

Debate chega à microrregião de Assis

Depois de reuniões na microrregião de Medianeira, no fim de semana representantes de cidades vizinhas a Assis Chateaubriand participaram de encontro para conhecer melhor sobre ações estratégicas do planejamento da Caciopar. Os trabalhos foram desenvolvidos na Aciac e contaram com a participação também de técnicos da Itaipu.
O objetivo da reunião foi apresentar pontos do planejamento da Caciopar, informar sobre o desafio de criar conselhos de desenvolvimento e observatórios sociais e da função das microrregiões no contexto da Coordenadoria. O vice-presidente Danilo Vendrúsculo, que é de Foz do Iguaçu, falou sobre a estrutura social e econômica dos Estados Unidos e do Brasil e também dos passos que levaram à formatação do Codefoz.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu, que se inspirou em outro ainda mais antigo, o Codem, de Maringá, virou referência à criação dos novos em estruturação no Oeste. Por meio das quatro microrregiões em formatação, haverá condições especiais para facilitar a criação e o funcionamento desses órgãos, tão importantes para a correção de rumos há tanto cobrado pela sociedade, segundo Danilo.







Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos