Caciopar
quarta, 11 de outubro de 2017
Estratégias para desenvolver pequenos negócios
Uma das etapas mais intensas do 4º Congresso Caciopar, realizado dias atrás na Associação Atlética Coopavel, em Cascavel, foi um talk show que reuniu líderes admirados no mundo dos negócios. Sob mediação do diretor de Operações do Sebrae Paraná, Júlio Cezar Agostini, eles falaram sobre Atuação municipal citando experiências bem-sucedidas em suas cidades e de caminhos para ao desenvolvimento de projetos de integração e de fortalecimento econômico. Além de Agostini, o talk show contou com as presenças do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, do doutor em Economia Carlos Paiva e do presidente da Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), José Carlos Valêncio.
O diretor de Operações do Sebrae Paraná falou de algumas das ações do órgão e de sua missão de formatar, de forma permanente, estratégicas para desenvolver pequenos negócios. “A empresa é o ambiente para o crescimento econômico e ela só avançará se existirem condições favoráveis para isso”, disse Agostini, referindo-se a políticas de apoio, a investimentos em capacitações, a parcerias e a cooperações. “De olho em políticas de fomento, o Sebrae dividiu o Paraná em 18 territórios com foco em vantagens competitivas. São acentuados nesse processo identidade, valores que unem, causas comuns e o agrupamento social”, detalhou ele.
Já existem comitês em 130 cidades sempre com atenção à micro e à pequena empresas. Elas são incentivadas por meio do diálogo, da troca de conhecimentos e pela definição de uma pauta local que valoriza ambientes saudáveis de negócios. “Os empresários percebem cada vez com mais clareza que, juntos, são ainda mais fortes. E que bons resultados são alcançados mais facilmente quando existe compartilhamento”. Outro aspecto positivo do projeto, segundo Júlio Cezar Agostini, é o crescente envolvimento de empresárias e executivas e de jovens empreendedores nos debates que integram interesses coletivos de suas comunidades.
Com base nas informações já apuradas pelos comitês e Sebrae foi recentemente realizado um fórum de âmbito estadual. Por meio dele, compreende-se a importância do trabalho em tabulação. A melhoria do ambiente é urgente em muitas cidades, já que uma pesquisa, com parâmetros de zero a dez, indicou média de apenas 3,5 nesse quesito. “Quanto mais aprimorarmos esse fundamento, mais o Paraná, suas empresas e sua economia têm a ganhar, fazendo desse um diferencial competitivo de peso a um dos estados que mais produzem e geram riquezas no País”, diz Agostini.
Galeria de Fotos