(45) 3321-1449

Caciopar debate encaminhamentos para moções estratégicas da região

sexta, 25 de julho de 2025

Caciopar

A comissão do Conselho Superior da Caciopar, responsável pela apoio às moções da gestão 2025/2026, que sintetizam as principais reivindicações estratégicas dos empresários da região, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 25, em Cascavel. O encontro contou com as presenças do atual presidente Reni Fernande Felipe, dos ex-presidentes Lucas Eduardo Ghellere, Khaled Nakka, Alci Rotta Júnior e Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, além dos diretores Marco Portes, da área do Agronegócio, e de Gilson Anizelli, de Transporte e Logística.
A reunião teve como finalidade debater e definir encaminhamentos para as cinco moções definidas durante o Planejamento Estratégico da Gestão, realizado em fevereiro. Entre os temas debatidos estão a reforma administrativa e a reforma política, essa com foco na implementação do voto distrital e na unificação das eleições a cada cinco anos. 
Outra trata de infraestrutura e logística, envolvendo questões rodoviárias, ferroviárias, energéticas e conectividade. Para isso, será feito um levantamento com as quatro Microrregionais da Caciopar a fim de identificar demandas locais, especialmente em relação às rodovias, excluindo trechos já contemplado pelas novas concessões dos lotes 4 e 6. No transporte ferroviário, a defesa é por melhorias de pontos críticos e aumento de cargas para o Oeste do Paraná. 
Na área de energia, a Comissão do Conselho Superior seguirá o alinhamento da Câmara Técnica do Programa Oeste em Desenvolvimento. Uma das prioridades é um estudo que identifique as reais necessidades de investimentos e avanços nesse segmento na região, combatendo assim problemas estruturais que trazem prejuízos nas cidades e no campo. Sobre conectividade, estudo aponta que 40% da região não tem acesso à internet, especialmente na zona rural, o que reforça a urgência por soluções acessíveis e viáveis.

Direito à propriedade
A Caciopar trabalha também na construção de moção que trata do direito à propriedade. A partir de estudos já realizados especialmente nas regiões de Santa Helena, Guaíra e Terra Roxa, alvos de invasões há anos principalmente por indígenas, haverá a estruturação de proposta com base em dados técnicos. A intenção é entregar o documento, com os apontamentos e reivindicações da Coordenadoria e entidades congeneres, presencialmente em Brasília, com apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária. 
A quinta moção aborda aspectos ligados à segurança pública e defende a implantação do 14º Batalhão de Polícia em Medianeira. A proposta já foi validada em reunião empresarial da Caciopar, em Matelândia, e será debatida no próximo dia 8 de agosto, às 14h, em Medianeira, com prefeitos do entorno para fortalecer a mobilização. A entidade também vai buscar reunião com o secretário de Segurança do Paraná, Hudson Teixeira, e, se possível, com o governador Ratinho Júnior, para a entrega oficial do documento.
A reunião desta sexta-feira foi preparatória para o encontro da diretoria da Caciopar agendado para a noite de quarta-feira, 30, na Acic, em Cascavel. Na ocasião, será feito o realinhamento das ações do planejamento estratégico da gestão 2025/2026.

 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos