(45) 3321-1449

Caciopar inicia atividades

segunda, 17 de fevereiro de 2014

Caciopar inicia atividades de 2014 e emoção marca entrega de Comenda a Ibrahim

A abertura oficial dos trabalhos da Caciopar, na noite de sexta-feira, foi marcada por homenagens carregadas de emoção. O agropecuarista Ibrahim Faiad se tornou o terceiro líder empresarial a receber a mais elevada condecoração da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. O primeiro foi o fundador da Caciopar, Hylo Bresolin, que dá nome à comenda, e o segundo o ex-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jefferson Nogaroli.
Ex-presidente da Coopavel e ex-secretário nacional de Política Agrícola, Ibrahim tem no currículo também uma extensa folha de serviços prestados à cooperação e ao voluntariado. “Minhas palavras são de sinceros agradecimentos a um homem que inspira gerações e que é uma de nossas maiores reservas morais”, disse Ibrahim, em referência a Hylo. Esse, por sua vez, afirmou que o homenageado é modelo de trabalho, de seriedade e de empreendedorismo. “Uma pessoa que aprendi a profundamente admirar”.
O presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, lembrou que o processo de escolha dos que recebem a homenagem é dos mais criteriosos. “E o nome de Ibrahim, a exemplo dos anteriores, aumenta ainda mais o orgulho que temos da nossa comenda”. A segunda homenagem foi feita pela Coordenadoria à Acic. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, José Torres Sobrinho, recebeu placa na qual a Caciopar agradece e reconhece a colaboração dela ao crescimento da entidade que representa 48 Aces do Oeste. Há oito anos, depois de um período como itinerante, ela voltou a se fixar na Acic em Cascavel.

Aposição
Humildade, inteligência e carisma foram os termos que Costenaro empregou para definir o empresário Khaled Nakka, o 27º presidente da Caciopar. “O forte comprometimento com a causa, a fidelidade às parcerias e a grandeza ao enfrentar desafios fazem dele um modelo”, afirmou Costenaro, emocionado. Khaled agradeceu e disse que presidir a coordenadoria foi uma oportunidade de crescimento e de contribuir com causas das quais sempre acreditou.

De olho na Ásia
A abertura oficial dos trabalhos da Caciopar foi com palestra do consultor e diretor superintendente do Sebrae entre 2007 e 2013, Allan Costa. Ele utilizou três exemplos de países asiáticos que indicam, pelas posturas que decidiram seguir, caminhos para alçar ao estágio de desenvolvidos. Coreia do Sul, Malásia e Singapura têm trajetórias parecidas e que servem de inspiração, conforme Allan, a quem quer chegar lá. Há cerca de cinco décadas, os três países detinham índices semelhantes aos dos países mais miseráveis do planeta. Hoje, exibem vigorosos indicadores que comprovam que seriedade, trabalho e determinação valem a pena.
O segredo do sucesso dos três países está associado em investir na internacionalização, na valorização da pequena e média empresas, em pesadas iniciativas em favor da educação de qualidade, na busca por avanços tecnológicos e pela inovação. Allan deu uma dica aos empresários brasileiros: para ter chances de crescimento no mercado interno, a qualidade de processos, produtos e resultados têm de obedecer a exigências internacionais. O foco puramente eleitoral e de forte aptidão assistencialista contribuem apenas para enfraquecer os projetos nacionais de qualquer país.

Congresso
O evento de abertura dos trabalhos da Caciopar serviu também para marcar o lançamento oficial do 2º Congresso Caciopar, que será realizado nos dias 14 e 15 de março, no Parque Tecnológico de Itaipu. Com o tema O papel da iniciativa privada no desenvolvimento territorial, o evento vai aprofundar eixos apresentados durante a primeira edição, em novembro de 2012, em Guaíra.
Os objetivos e programação do 2º Congresso foram apresentados pelo presidente Costenaro e pelo diretor de Empreendedorismo, Carlos Guedes. A pauta de sexta-feira incluiu ainda a assinatura de parceria entre a Caciopar e o Sescap-Paraná. O programa terá por finalidade contribuir com a formação de consultores junto às associações comerciais filiadas à coordenadoria.

Crédito: César Machado/Vale Press
Fonte:

Galeria de Fotos