(45) 3321-1449

Caciopar quer avanços à cultura associativista

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Caciopar

Criar ferramentas capazes de contribuir com o fortalecimento e a valorização da cultura associativista. Essa é uma das ações elencadas em planejamento pela gestão 2021/2022 da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. A sugestão é estipular uma semana especial em alusão ao tema, com o desenvolvimento de atividades que mostrem o que é e quais os benefícios do movimento, tanto a quem participa dele quanto à comunidade.
A diretora de Associativismo da Caciopar, Rosangela Sonda, informa que um dos caminhos para envolver mais pessoas nesse formato de trabalho é por meio da informação e da conscientização. “Por isso, precisamos usar todos os recursos possíveis para ampliar essa ideia, que cresce tanto e nos mais diferentes lugares do País”. O associativismo empresarial também pode ser estimulado por meio de visitas de dirigentes a associações comerciais e a empresas. Atualmente, a Caciopar representa 46 Aces que, juntas, são porta-vozes de mais de 16 mil empresas em atividade no Oeste do Paraná.
O empreendedorismo anda de mãos dadas com o associativismo, por isso a Caciopar pretende colocar em prática mecanismos voltados a disseminar ainda mais os conceitos dessa prática. O Sebrae conta com uma semana especialmente dedicada ao empreendedorismo e, a partir disso, a Coordenadoria considera ser viável e necessário aderir ainda com mais força a ela. 
 
Empreender
Há mais de 20 anos, o Paraná emprega os conceitos do Empreender, programa que transforma empresários de um mesmo ramo em parceiros – a ideia original foi desenvolvida na Alemanha e adaptada à realidade brasileira pelo Sebrae. Uma das propostas nessa linha, segundo o diretor de Empreendedorismo Michel Becker, é estimular ainda mais parcerias e oportunidades de negócios às empresas.
O Empreender terá um capítulo especial durante a nova gestão da Caciopar. A proposta é levar o programa para mais associações, definir cronogramas de capacitações e aperfeiçoamentos e multiplicar experiências de sucesso a partir da escolha de cases. “Esse é um programa importante e que precisa, em função do que representa e oferece, chegar a um número ainda maior de empresas”, de acordo com Michel.
 
 
Crédito: Assessoria 
 

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos