Líderes dos setores produtivo e da política vão, ao lado de empresários de cidades de toda a região, participar nesta sexta-feira e sábado do 2º Congresso Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, no Parque Tecnológico da Itaipu, em Foz do Iguaçu. O tema central dos trabalhos, que terão início às 9h de hoje, será O papel da iniciativa privada no desenvolvimento territorial.
A finalidade do evento é aprofundar debates e encontrar soluções práticas que aprimorem o processo de crescimento de toda a região. “Precisamos, de forma planejada e ordenada, atingir um novo estágio no processo de expansão dos indicadores do Oeste”, observa o presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, que é empresário e arquiteto em Toledo. Por meio dessas ferramentas e com a divisão de responsabilidades, continua ele, será possível aglutinar forças e tornar mais rápido e eficiente, por exemplo, o processo de materialização de grandes bandeiras de interesse dos 50 municípios da região.
Programação
As atividades começam com credenciamento, às 8h; depois do café de boas-vindas será realizado painel de desenvolvimento territorial, no Auditório César Lattes. O presidente Mario Costenaro fará apresentação dos resultados dos workshops intermunicipais de desenvolvimento. As oficinas terão início às 10h40. Os temas serão O papel das organizações sociais para o desenvolvimento territorial e O Oeste do Paraná como território promotor do desenvolvimento.
A apresentação do resultado das dinâmicas será às 17h e às 18h ocorrerá a abertura oficial, o lançamento de programas e parcerias e coquetel. No sábado haverá painéis e apresentação de parceiros da Caciopar, como Sicoob Central, Agência Fomento Paraná, Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Junta Comercial do Paraná e Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A palestra de encerramento será, sobre Fórum de desenvolvimento territorial, com Carlos Paiva, a partir das 11h15.
--
(Box da anterior)
Cases e palestras a mulheres e a jovens empreendedores
O 2º Congresso Caciopar reserva também programação especial às mulheres empresárias e executivas e aos jovens empreendedores. A finalidade, de acordo com a coordenadora do Conselho da Mulher da Caciopar, Rosangela Sonda, é fortalecer e promover trocas de conhecimentos entre os conselhos, que desempenham papel dos mais importantes nas suas associações comerciais.
As atividades serão realizadas na manhã de sábado (das 8h30 às 9h45), 15 de março. A primeira será a apresentação de case com a ex-presidente da Caciopar e da Acime de Medianeira, Lucy Andreolla. Ela falará sobre O papel da liderança feminina no desenvolvimento territorial. Depois, a psicóloga pós-graduada em Marketing e Psicologia Positiva, Dionéia Gonçalves, repassará os conteúdos da palestra Sensibilidade, racionalidade e eficácia no empreendedorismo de sucesso.
O programa ainda reserva a apresentação do projeto de trabalho do Conselho da Mulher da Caciopar para o ano de 2014. O painel será coordenado por Rosangela Sonda e pelo consultor Juliano Fuzinatto. O 2º Congresso Caciopar terá como tema O papel da iniciativa privada no desenvolvimento territorial.
Jovens
A liderança como aliada no processo de desenvolvimento territorial será um dos principais temas de painel do Conselho do Jovem Empreendedor, agendado para a manhã de sábado (das 10h às 11h15), 15 de março, dentro da programação oficial do 2º Congresso da Caciopar.
O assunto vai ser apresentado pelo presidente da Acifi, a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Temp. O painel também abrirá espaço para a apresentação do Projeto Conheça seu candidato, desenvolvido pelo Conselho do Jovem de Quedas do Iguaçu.
A programação dedicada aos jovens empreendedores contempla também palestra sobre Sensibilidade, racionalidade e eficácia no empreendedorismo de sucesso, com a piscóloga Dionéia Gonçalves. Os jovens empresários ainda debaterão sobre futuras ações do órgão. O coordenador do Conselho Jovem da Caciopar, Walter Fabiano dos Santos, e o consultor Valentin Naue, ficarão responsáveis pelo painel.
Fonte: